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O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

Áreas temáticas

A Revista GEAMA é um periódico científico voltado a divulgar contribuições originais na forma de artigos técnico-científicos, revisões de literatura, notas científicas e relatos de experiências inéditos e com caráter relevante e inovador nas áreas das Ciências Ambientais e Biotecnologia. As Temáticas principais são: Agricultura sustentável e Agroecologia; Biotecnologia Ambiental, Química Ambiental; Tratamento de água e efluentes; Resíduos Sólidos; Emissões Atmosféricas; Recursos Hídricos; Bioenergia; Climatologia e Mudanças Climáticas, Recursos hídricos.

Template

O template (Arquivo A) é uma diretriz para os autores submeterem seus manuscritos dentro da padronização estabelecida pela Revista GEAMA. Deve ser utilizado para a redação do texto prévio da publicação, possuindo os estilos de formatação e seus elementos acessórios, devendo ser utilizado como modelo.

Autoria e Filiações

O template não deve conter nomes dos autores e respectivas filiações, estes devem ser cadastrados diretamente na plataforma da GEAMA no momento da submissão do manuscrito. O número de autores máximo será de 6. Não será possível adicionar mais autores após iniciado o processo de avaliação editorial do manuscrito). O manuscrito seguirá para avaliação por pares as cegas, segundo normas de avaliação da GEAMA. http://www.journals.ufrpe.br/index.php/geama

Língua de Publicação

Os manuscritos poderão ser submetidos e publicados em português, inglês ou espanhol. A publicação em inglês/espanhol deve seguir as mesmas regras preconizadas por este documento com os mesmo padrões, seções e critérios. Nestes casos, deve ser incluído (anexo) necessariamente nos documentos complementares um certificado de revisão do texto na língua inglesa/espanhola por profissional ou instituição gabaritados (declaração de revisão na língua estrangeira).

Tipos de publicação

Artigo

Trabalho acadêmico ou científico que apresenta e discute ideias, métodos, técnicas, processos e resultados sucintos de uma pesquisa realizada de acordo com o método científico ou inferência conforme a hermenêutica das humanidades, cujo o conhecimento produzido é aceito por uma comunidade de pesquisadores (ABNT, 2003). Artigo científico relata trabalho original de pesquisa, em que a reprodutibilidade dos resultados está claramente estabelecida. Deve ser escrito em linguagem apropriada e organizado na seguinte ordem: título (português, inglês ou espanhol), nome completo dos autores, filiação institucional (apenas na versão final não devem ser apresentados no template), resumo (português ou espanhol) e abstracts (inglês), palavras-chave (até 5) (português ou espanhol) e Key-words (inglês). Deve conter obrigatoriamente as seções: introdução, material e métodos, resultados e discussões, conclusões, agradecimentos (se cabível) e referências. O artigo completo deve conter entre 5 e 12 páginas, sendo  classificado como não aceito, se fora deste critério, independente do mérito.

Revisões de literatura

Tratam de texto narrativo de caráter científico com informações histórico-evolutivas, de característica exploratória e/ou analíticas, que estabeleça uma visão ampla do tema abordado e do estado da arte. Deve apresentar conceitos, teorias, dados e informações relevantes e atuais. Um número mínimo de referências exigido é de 50, sendo 50% destas mais recentes (até 10 anos). O texto deve seguir a sequência de apresentação e seções do artigo científico e ter um mínimo de 10 e um máximo de 20 páginas, sendo  classificado como não aceito, se fora deste critério, independente do mérito.

Nota Técnica

Nota Técnica é um documento elaborado por técnicos especializados em determinado assunto devendo analisar o tema criticamente e contextualizá-lo adequadamente, devendo conter histórico e fundamento legal (se for o caso), baseados em informações relevantes e atuais. O texto deve seguir a sequência de apresentação e seções do artigo científico e ter um mínimo de 4 e um máximo de 7 páginas, sendo  classificado como não aceito, se fora deste critério, independente do mérito.

ESTRUTURA DO MANUSCRITO

Introdução

Deve destacar a importância da pesquisa, a problemática envolvida, sua relevância, bibliografia e o estado da arte e possíveis soluções relacionadas. As hipóteses ou objetivos do trabalho devem ser incluídos no último parágrafo de forma sucinta.

Material e Métodos

Deverá incluir detalhes, em ordem lógica, os passos que conduziram a pesquisa de forma objetiva e sucinta. Devem ser indicados os materiais, equipamentos, aparatos experimentais, métodos, procedimentos, normas, com as suas respectivas fontes, referências e adaptações, caso tenham ocorrido (devidamente justificados). O local da pesquisa, o período de ocorrência também devem ser indicados, se necessário, para uma melhor compreensão do estudo.

Resultados e Discussões

Devem apresentar os resultados em conjunto com as discussões sobre os mesmos, refenciando-os e comparando-os adequadamente, com a literatura científica. Podem ser apresentados na forma de Tabelas, Gráficos, Figuras e Esquemas, de acordo com as orientações gerais (indicadas por este template).

Conclusão

As conclusões devem dar resposta aos objetivos, com base nos resultados obtidos, discussões realizadas e referências citadas.

Agradecimentos

Citar a instituição preferencialmente, e se necessário o pesquisador, professor ou colaborador. Agradecer aos órgãos de fomento com nome por extenso, e se necessário citar  o número do processo entre parênteses. Se não houver necessidade deste item deve ser suprimido do corpo do artigo.

Referências

Devem ser apresentadas de acordo com a última versão publicada da NBR ABNT 6023. Critérios adicionais exigidos para referências citadas:

  • 70% dessas devem ser preferencialmente de revistas científicas com no máximo 10 anos de publicação;
  • 30% dessas podem ser de dissertações, teses, páginas da web (dados numéricos, de organizações como FAO, IBGE) e livros. 

  • Evitar publicações em congressos, anais, eventos, sem ISSN, assim como publicações de jornais de notícias etc.

 Formatação do texto

 O texto deve seguir as pré-definições contidas no Template (Arquivo A). A página deverá estar em formato tamanho A4, orientação retrato, em duas colunas com espaçamento simples, fonte Times New Roman, tamanho 9,5, justificado. O título deve estar em fonte Times New Roman, tamanho 16, justificado e o subtítulo (inglês) em fonte Times New Roman, tamanho 14, itálico. Cada parágrafo deve começar a 1,0 cm da borda da coluna. As margens superior esquerda e inferior direita devem ser formatadas com 2,0 cm. A inclusão de subseções é opcional. Chamadas de seções e subseções (se houverem) devem estar em fonte Times New Roman, tamanhos 14 e 12, respectivamente, centralizados. As referências devem ser apresentadas em fonte Times New Roman, tamanho 8, justificadas. Não deve haver espaços em branco ao longo do artigo.

 Unidades métricas e siglas

Todas as unidades métricas mencionadas no artigo devem ser expressas usando o Sistema Internacional de Unidades (SI), preferencialmente. As siglas citadas devem ser expressas em letras maiúsculas e descritas por extenso, entre parênteses, na formatação e idioma em que está sendo citado.

Tabelas, Figuras, Quadros e Gráficos

As Tabelas, Quadros, Figuras e Gráficos deverão ser apresentados na sequência de sua citação no texto. Devem ser autoexplicativos, objetivos, legíveis, apresentar legendas (se for o caso) e unidades (SI). Tabelas e Gráficos poderão ser formatadas nos Modelos A ou B. As chamadas de das Tabelas, Quadros e Gráficos e Figuras devem estar em fonte Times New Roman, tamanho 8, espaçamento simples e serem exibidas acima destas. Legendas ou comentários devem estar abaixo dos mesmos centralizados com a Tabela, Quadro ou Figura correspondente, em fonte Times New Roman, tamanho 8. As fontes bibliográficas (ou própria autoria) da Tabela, Gráfico, Foto ou Figura devem ser citados abaixo dos mesmos em fonte Times New Roman, tamanho 8, alinhados a direita (segundo Modelos A, B, C). Gráficos, Esquemas, Diagramas e Fotos devem ser considerados como Figuras e assim citados no texto (Modelo C). Estes elementos devem apresentar qualidade de imagem, suficiente para compreensão clara das informações em versão impressa. Gráficos deverão ser preferencialmente formatados em fundo branco, com seus elementos representativos em preto e branco, mas podendo, se necessário, apresentar cores para destaque.

Formato do arquivo para submissão

Documento final (template alterado pelo autor) formatado deverá ser salvo e enviado para submissão em formato docx/doc. Arquivos enviados fora do formato serão classificados como não aceitos independente do mérito. A submissão deverá ser feita via plataforma on line da Revista GEAMA após cadastramento do submissor do artigo e demais autores e filiações.

Casos omissos

A orientação final sobre situações não previstas nestas normas será dada pela Comissão Editorial,  ao longo da análise de cada manuscrito, submetido à publicação, sendo esta decisão exclusiva desta Comissão.

DOCUMENTOS:

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. Deve ser uma contribuição original e inédita, não ter sido publicado em parte ou completo em outro periódico, revista, anais de congressos/seminários/simpósios e eventos. A responsabilidade ética e científica do cumprimento dessa condição ficará sob responsabilidade única dos autores. 

  2. Deve possuir contribuições significativas e científicas alinhadas com as áreas temáticas da revista;
  3. Deve ser submetido em um dos idiomas: inglês, português ou espanhol, sendo obrigatório o resumo na língua escolhida para submissão e o abstract obrigatoriamente em inglês. Nestes casos, deve obrigatoriamente ser incluído EM ANEXO, nos documentos complementares um certificado de revisão do texto na língua inglesa/espanhola por pessoa física ou jurídica com conhecimento na língua nativa atestando sua adequação (declaração de revisão na língua estrangeira).

  4. Deverá ser submetido de acordo com as normas e configurações estabelecidas pela revista (DIRETRIZES DA REVISTA, CONDIÇÕES E NORMAS DE SUBMISSÃO).  (Modelo A em Diretrizes de Submissão).

  5. Deverá obrigatoriamente enviar uma Carta de Concordância com assinatura de todos autores (Arquivo B em Diretrizes de Submissão) [inserir em documentos suplementares]. Todos os autores devem concordar com a DECLARAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS, POLÍTICAS DE LIVRE ACESSO e declarar não haver conflito de interesse.

  6. Os autores e suas respectivas filiações devem ser cadastrados diretamente na plataforma da revista no momento da submissão do manuscrito. Não será possível adicionar autores, alterar nomes ou filiações após iniciado o processo de avaliação editorial do manuscrito. As informações fornecidas serão de responsabilidade única do autor que cadastrou e submeteu o manuscrito.
  7. Estar ciente que os prazos de avaliação dos revisores, das alterações e melhorias no texto sugeridas e resubmissão dos manuscritos interferirão no tempo de aprovação ou não do manuscrito e que serão respeitados os fluxos editorias na ordem de atendimento das demandas da revista.
 

Declaração de Direito Autoral

As Políticas Culturais em Revista aplica a Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial 4.0 Internacional para os trabalhos que publica. Esta licença foi desenvolvida para facilitar o acesso aberto - ou seja, o acesso livre, imediato, e a reutilização irrestrita de trabalhos originais de todos os tipos. Nossos autores mantêm os direitos autorais mas, sob essa licença, concordam em deixar os artigos legalmente disponíveis para reutilização, sem necessidade de permissão ou taxas, para praticamente qualquer finalidade. Qualquer pessoa pode copiar, distribuir ou reutilizar esses artigos, desde que o autor e a fonte original (Políticas Culturais em Revista) sejam devidamente citados.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.