http://ead.codai.ufrpe.br/index.php/entheoria/issue/feed Entheoria: Cadernos de Letras e Humanas ISSN 2446-6115 2021-09-03T02:14:34+00:00 Jean Paul d'Antony Costa Silva revistaentheoria@gmail.com Open Journal Systems <p style="user-select: text;">A <strong style="user-select: text;">ENTHEORIA: CADERNOS DE LETRAS E HUMANAS</strong> é uma ação principal e permanente do Núcleo de Pesquisas Literárias e Cinematográficas (NUPELC-CNPq), <strong style="user-select: text;">link</strong>: <a style="user-select: text;" href="http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/657386">http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/657386</a>.</p><p style="user-select: text;">A revista tem em seu tecido a proposta de Multidisciplinaridade focada nos estudos das linguagens literárias, cinematográficas, nos estudos linguísticos, literaturas africanas, estudos filosóficos, históricos, sociológicos, culturais, estudos pós-coloniais, pós-humanismo. Sua publicação é voltada para Estudantes de Graduação, Graduados, Pesquisadores <em style="user-select: text;">Lato sensu e Stricto sensu</em>, com foco nas pesquisas da área de Letras e das Ciências Humanas.</p><p style="user-select: text;"><strong style="user-select: text;">EDITOR-CHEFE:</strong> Prof. Dr. Jean Paul d'Antony Costa Silva</p><p style="user-select: text;"><strong style="user-select: text;">QUALIS B4</strong></p> http://ead.codai.ufrpe.br/index.php/entheoria/article/view/4581 UM JOGO POÉTICO NA TRADUÇÃO INTERSEMIÓTICA: QUANDO O CINEMA PENSA 2021-09-03T02:14:34+00:00 Jean Paul d'Antony Costa Silva jeanpauldantony@yahoo.com.br <p>Este artigo problematiza o jogo poético&nbsp;e conflituoso de alguns&nbsp;sentidos e construções da memória na narrativa entre&nbsp;o romance <em>Lavoura arcaica</em>&nbsp;(1989), de Raduan Nassar, e o filme <em>LavourArcaica</em>&nbsp;(2001), de Luiz Fernando Carvalho. Certos disso, chamemos, pois, Iohána, pai do narrador-personagem André, corretíssimo ao afirmar que “toda palavra, sim, é uma semente; entre as coisas humanas que podem nos assombrar, vem a força do verbo em primeiro lugar” (NASSAR, 1989, p. 162). Assim, neste trabalho, aborda-se, então, uma questão que desenha não apenas o tecido desse conflito sólido e, muitas vezes, tênue entre o visível e invisível, o real e o imaginário, entre o texto e a tela; sobretudo, aborda-se acerca do tecido das experiências, do corpo das coisas materiais e também das abstratas que sustentam o espaço da nossa existência como seres de palavras e, também, de imagens.</p> 2019-12-17T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2021 Entheoria: Cadernos de Letras e Humanas ISSN 2446-6115 http://ead.codai.ufrpe.br/index.php/entheoria/article/view/4576 O cinema e novos cenários epistêmicos no processo de ensino-aprendizagem 2021-09-03T01:28:00+00:00 Jean Paul d'Antony Costa Silva jeanpauldantony@yahoo.com.br <p>O presente artigo caminha pelas nuances da linguagem cinematográfica como um tecido epistêmico e como uma metodologia capaz de potencializar o processo de ensino-aprendizagem pelos múltiplos cenários de uma sala de aula. O cinema é uma pilha radioativa de interações e identificações, mas ainda é subutilizado na reorganização epistêmica dos conteúdos em nossa educação. Nesse sentido, faz-se <em>mister</em>&nbsp;reinventarmos o cinema como experiência do sensível. As problematizações seguirão o fluxo teórico de kant (1995), Lipman (2001), Vanoye &amp;&nbsp;Goliot-Lété&nbsp;(1994), em algumas obras cinematográficas a fim de problematizarmos caminhos para novas recepções e sentidos no processo de reeducação a partir do cinema.</p> 2021-09-06T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2021 Entheoria: Cadernos de Letras e Humanas ISSN 2446-6115