PROJETO PEDAGÓGICO, ENSINO DE HISTÓRIA E INTERDISCIPLINARIDADE: SEMANA DA CONSCIÊNCIA NEGRA

Autores

  • José Luiz Xavier Filho Prefeitura Municipal da Lagoa dos Gatos - PE

Palavras-chave:

Projeto Pedagógico, Ensino de História, Cultura Afro-brasileira

Resumo

A prática de trabalhar com projetos é fundamental para a integração e desenvolvimento dos conhecimentos e competências dos alunos promovendo uma efetiva interdisciplinaridade. Desenvolver um projeto pressupõe produzir um novo conhecimento com base em um conhecimento anterior. Partindo desse pressuposto, expomos nesse artigo o Projeto Pedagógico realizado na Escola Municipal Cordeiro Filho, localizada no município da Lagoa dos Gatos, Pernambuco, durante a Semana da Consciência Negra. Diante da complexidade do tema e da percepção do desafio em lidar com esta realidade na sala de aula, o grupo de professores do Ensino Fundamental dos Anos Finais, optaram por desenvolver o projeto interdisciplinar liderados pela disciplina de História, aplicados em todas as turmas do 6º ao 9º ano, envolvendo toa a escola, inclusive os demais funcionários. Assim professores e professoras puderam desconstruir antigos conceitos e inovar com outros numa discussão voltada a História e Cultura Afro-brasileira, de forma a contribuir para que a escola se torne um espaço de direito, democrático, plural e reconhecedor da diversidade cultural e religiosa. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BARCA, Isabel. Literacia e consciência histórica. Educar, Especial, p. 93-112. Editora UFPR. Curitiba, 2006.

BASTIDE, Roger. As religiões africanas no Brasil: contribuição a uma sociologia das interpretações de civilizações. São Paulo: Pioneira, 1971. (Biblioteca Pioneira de Ciências Sociais).

______. O candomblé da Bahia. 3. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.

BENISTE, José. Òrun Àiyé: o encontro de dois mundos: o sistema de relacionamento nagô-yorubá entre o céu e a Terra. 11. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2014.

BITTENCOURT, Circe Fernandes. Livro didático e conhecimento histórico: uma história do saber escolar. Tese de doutorado em História Social, Departamento de História da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo, 1993.

BLOCH, Marc. Apologia da história: ou o ofício do historiador. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.

BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Brasília: MEC/SEF, 2004.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: história / Secretaria de Educação Fundamental – Brasília: MEC/SEF. 1998. Ensino de quinta a oitava séries.

DEL PRIORE, Mary; VENÂNCIO, Renato Pinto. Ancestrais: uma introdução à história da África Atlântica. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.

FERNANDES, Florestan. O negro no mundo dos brancos. São Paulo: Global, 2007.

FREYRE, Gilberto. Casa grande & senzala: formação da família brasileira sob o regime da economia patriarcal. São Paulo: Global, 2006a.

______. Sobrados e mucambos: decadência do patriarcado e desenvolvimento urbano. São Paulo: Global, 2006b.

LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2015.

LIMA, Adriana Luzia. Filhos-de-santo, história e candomblé: narrativa e experiência do Xangô em Alagoas. Dissertação (mestrado em História). Maceió, Universidade Federal de Alagoas, 2016.

MEDEIROS, Daniel Hortêncio de. Manuais didáticos e a formação da consciência histórica. Educar, Especial, p. 73-92. Editora UFPR. Curitiba, 2006.

NASCIMENTO, Abdias. O genocídio do negro brasileiro: processo de um racismo mascarado. São Paulo: perspectiva, 2017.

NOGUEIRA, Oracy. Preconceito racial de marca e preconceito racial de origem. In: Tanto preto quanto branco: estudos de relações raciais. São Paulo, T.A. Queiroz, 1954-1985.

PRANDI, Reginaldo. Mitologia dos orixás. São Paulo: Companhia das letras, 2001a. 590p.

SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.

Downloads

Publicado

2022-02-01

Como Citar

Xavier Filho, J. . L. (2022). PROJETO PEDAGÓGICO, ENSINO DE HISTÓRIA E INTERDISCIPLINARIDADE: SEMANA DA CONSCIÊNCIA NEGRA. Entheoria: Cadernos De Letras E Humanas ISSN 2446-6115, 8(2), 80–103. Recuperado de http://ead.codai.ufrpe.br/index.php/entheoria/article/view/4159