XENOFOBIA: MEDO E REJEIÇÃO AO ESTRANGEIRO NO BRASIL, DE DURVAL MUNIZ ALBUQUERQUE JÚNIOR:

RESENHA DE UMA LEITURA COMENTADA

Autores

  • João Paulo Santos Batista Universidade Federal de Sergipe
  • Jocenilson Ribeiro Universidade Federal de Sergipe

Palavras-chave:

análise do discurso, xenofobia, estrangeiro, mídia

Resumo

O presente trabalho tem como enfoque a construção de um diálogo entre a obra Xenofobia: medo e rejeição ao estrangeiro, do autor Durval Muniz de Albuquerque Júnior, e o trabalho de pesquisa feito pelos autores desta resenha, concentrando-se no tema dos estrangeiros e os discursos xenófobos em circulação nas mídias jornalísticas e redes sociais. Discutindo a integração, aplicabilidade das leis, atos institucionais e individuais em relação aos migrantes/refugiados, além das causas que fazem grupos e populações se deslocarem de modo interno (dentro de seu território) e externo (entre países e continentes), colocando em debate os movimentos migratórios, a globalização e a problemática da xenofobia, racismo e preconceito contra os estrangeiros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Paulo Santos Batista, Universidade Federal de Sergipe

Graduando em letras português na Universidade Federal de Sergipe, foi bolsista CAPES no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID/ 2018), membro do grupo de estudos filológicos em Sergipe (GEFES), colaborador no projeto de extensão UFS na Peleja Contra o Plágio e pesquisador (COPES/2020) em discursos xenofobos em midias brasileiras.

Jocenilson Ribeiro, Universidade Federal de Sergipe

Professor Adjunto da Universidade Federal de Sergipe(UFS), Campus São Cristóvão. Tem Mestrado e Doutorado em Linguística pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar/2015) e Licenciatura em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS/2008)

Referências

ALBUQUERQUE JÚNIOR, D. M. Xenofobia: medo e rejeição ao estrangeiro. São Paulo: Cortez, 2016.

CORTINA, A. Aporofobia: el rechazo al pobre: un desafío para la democracia. Barcelona: Paidós, 2017.

FOUCAULT, M. Nascimento da Biopolítica. Curso no Collège de France (1978-1979). São Paulo: Martins Fontes, 2008.

FOUCAULT, M. Microfísica do poder. Trad. Roberto Machado. 2. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2015.

GOLDSTEIN, M. Xenofobias, terror y violencia: erótica de la crueldad. Buenos Aires: Lugar Editorial, 2006.

HOLANDA, Sérgio Buarque de. Raízes do Brasil. 26. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.

PITZ, D. O trabalho de imigrantes no Brasil em condições análogas à escravidão e as medidas adotadas para sua erradicação e garantia dos direitos humanos fundamentais. Revista Jurídica da Universidade do Sul de Santa Catarina, n. 12, jan./jun., 2016. Disponpível em: <http://www.portaldeperiodicos.unisul.br/index.php/U_Fato_Direito/article/view/3601/2572>. Acesso em: 30 out. 2020.

Downloads

Publicado

2021-07-10