PEDAGOGIA DO OLHAR: ESTRATÉGIAS DAS ADAPTAÇÕES E O CINEMA NACIONAL NA ESCOLA

Claudio Novaes

Resumo


O dispositivo 13.006 acrescenta na Lei das Diretrizes de Base da Educação/LDB um inciso com a seguinte redação: “a exibição de filmes de produção nacional constituirá componente curricular complementar integrado à proposta pedagógica da escola, sendo a sua exibição obrigatória por, no mínimo, 2 (duas) horas mensais”. A partir deste marco legal sobre a inclusão do cinema na sala de aula problematizamos em três etapas este tema: qual é a estrutura institucional da escola brasileira e formação do professor para executar este dispositivo; e, para finalizar, apresentamos um exemplo de análise cinematográfica focada na inserção contextualizada do cinema como instrumento de formação pedagógica do olhar.


Palavras-chave


Cinema; Educação; Escola; Lei

Texto completo:

PDF

Referências


BENJAMIN, W. Obras Escolhidas – magia e técnica, arte e política. 6ª ed. Trad. Sérgio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 1993.

CABRERA, J. O Cinema Pensa – uma introdução à filosofia através dos filmes. Trad. Ryta Vinagre. Rio de Janeiro: Rocco, 2006.

CARRIÈRE, Jean-Claude. A Linguagem Secreta do Cinema. Trad. Fernando Albagli e Benjamin Albagli. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2006.

DELEUZE, G. A imagem-tempo. Trad. Eloisa de Araújo Ribeiro. São Paulo: Brasiliense, 2005.

DUARTE, R. Cinema & Educação. 2ª ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.

HUTCHEON, L. Uma teoria da adaptação. Trad. André Cechinel. Florianópolis: Editora da UFSC, 2011.

MARTIN, M. A Linguagem Cinematográfica. Trad. Paulo Neves. São Paulo: Brasiliense, 2007.

PARENTE, A. (org). Cinema/Deleuze. São Paulo: Papirus, 2013.

SALIBA, M. E. F. Cinema Contra Cinema – o cinema educativo de Canuto Mendes (1922-1931). São Paulo: Annablume, 2003.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2017 Entheoria: Cadernos de Letras e Humanas ISSN 2446-6115

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

Indexadores: 

Departamento de Letras e Artes - Programa de Pós-graduação em Estudos Literários - UEFS (http://www2.uefs.br/ppgldc/revistas.html)