Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A ENTHEORIA: CADERNOS DE LETRAS E HUMANAS é uma publicação anual para Estudantes de Graduação, Graduados, Estudantes e Pesquisadores Lato sensu e Stricto sensu, com foco nas pesquisas da área de Letras e das Ciências Humanas. A revista foi fundada em 2013 e está vinculada ao Núcleo de Pesquisas Literárias e Cinematográficas (NUPELC). Por um lado, suas publicações compreendem a área dos estudos das Literaturas nacionais e estrangeiras, inclusive das Literaturas Africanas, do Cinema, da Teoria Literária e Cinematográfica, da Crítica Literária, da Literatura Comparada, da Tradução Intersemiótica, dos Estudos Culturais, dos Estudos Pós-coloniais e, por fim das áreas que formam as Ciências Humanas, e as pesquisas na área das Artes, possibilitando um espaço amplo para os estudos em torno da Linguagem. A revista também compreenderá chamadas para seções que favoreçam as traduções, resenhas, poemas, crônicas e contos, incentivando as publicações dentro da área acadêmica.

Seu objetivo é publicar textos que apresentem reflexões Críticas, teóricas e metodológicas nas áreas da Literatura, das diversas linguagens, e suas interfaces nas Humanas contribuindo, assim, significativamente, para a formação e exposição dos trabalhos de professores e pesquisadores vinculados à instituição de ensino superior nacional ou internacional, bem como de escritores e tradutores que esperam o reflexo de seu trabalho dentro dos muros acadêmicos. A Revista deverá ser um lugar de encontro de diferentes tendências teóricas e um espaço capaz de estimular discussões sobre o conhecimento produzido nas áreas.

Sua formatação se concentra no Fluxo Contínuo, podendo conter chamadas dentro dos volumes. As chamadas poderão interagir com o fluxo contínuo das submissões e, de acordo com a decisão dos editores e do conselho, submetidas às necessidade do Volume. Para melhor conhecimento dos autores e leitores da revista, o primeiro volume foi dividido em seções. Conterá em todo Volume e, de acordo com as submissões e necessidade, uma seção contendo as traduções, resenhas e trabalhos artísticos.

 

Políticas de Seção

LITERATURAS E OUTRAS LINGUAGENS

Trabalhar com artigos e ensaios que legitimam os estudos de Literaturas, da Teoria e da Crítica Literária, da Literatura Comparada e dos Estudos Culturais nas diversas literaturas nacionais e estrangeiras. Bem como os estudos ligados a outras linguagens, cinema, pintura, música, teatro e escultura.

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

TEORIA E ANÁLISE LINGUÍSTICA

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

SEÇÃO LIVRE

Esta seção contemplará a área das traduções e resenhas, bem como irá publicar algumas criações artísticas: poemas, contos e crônicas.

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

ARTIGOS

Editores
  • Kleyson Assis
  • Renata de Araújo Santos
  • José Feitosa Apolinário
Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

RESENHAS

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

TRADUÇÕES

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

A avaliação dos artigos é feita por pares, pelo método Double Blind Review, onde cada artigo ou ensaio é avaliado por dois pareceristas especialistas na área com elevada titulação acadêmica. Por este sistema, os arquivos são avaliados sem a identificação de autoria.

 

 

Periodicidade

Anual

 

Política de Acesso Livre

A Revista Entheoria oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

 

Política Editorial

O processo editorial seguirá os seguintes passos:

I. Submissão de artigos: a qualquer tempo, ou no prazo estabelecido por Edital de Chamada de Publicação;

II. Distribuição e encaminhamento dos artigos recebidos entre o editor e os conselheiros: 5 dias;

III. Decisão do conselheiro (com apreciação de pareceres dos avaliadores): 30 dias, prorrogável por mais 15 dias;

IV. Encaminhamento da decisão, e do artigo ao autor para correção, se for necessário, para o autor: 5 dias;

V. Reenvio do artigo corrigido, se for o caso: 15 dias;

VI. Reencaminhamento do artigo para o conselheiro responsável, se for o caso: 5 dias;

VII. Decisão final do conselheiro, caso tenha requerido correções: 15 dias;

VIII. Encaminhamento do artigo para editoração e revisão ou devolução ao autor, caso tenha sido rejeitado: 5 dias;

IX. Editoração e revisão final: conforme cronograma estabelecido para cada volume;

X. Publicação do artigo: conforme cronograma estabelecido para cada volume.

 

1º. O conselheiro designado para tomar a decisão editorial sobre o artigo ou ensaio é autônomo para designar avaliadores que o auxiliem na apreciação do trabalho acadêmico, desde que respeite o sistema de avaliação às cegas.

2º. Após decisão final do conselheiro, poderão ser requeridas alterações de nível redacional dos textos a serem publicados, ou requerida autorização do autor para que os editores ou revisores o façam.

A Entheoria: Cadernos de Letras e Humanas é anual e publica  ensaios e artigos de autores, no máximo um autor e dois coautores, que sejam, discentes de graduação em parceria com seu orientador, Graduados, Mestrandos em parceria com seus orientadores, Mestres ou mestrandos, Doutores ou doutorandos. Os artigos devem ser inéditos e podem ser escritos em português, inglês, Francês, Iataliano ou espanhol.  O trabalho selecionado é publicado na língua original. Os Volumes da revista serão temáticos e atemáticos, em fluxo contínuo, podendo conter seções temáticas nas chamadas das publicações. No caso do Volume ser temático, cada seção apresentará seus temas que serão divulgados com antecedência por meio do site principal da revista e por associações com outros sites. Não é publicado ensaio ou artigo de autor que tenha trabalho divulgado em número imediatamente anterior da revista. Os ensaios e artigos publicados e as citações neles apresentadas são de responsabilidade exclusiva dos autores. As opiniões e julgamentos neles contidos não expressam posições dos editores nem da comissão editorial.