A linguagem das redes sociais na internet

Autores

  • Thiago de Souza Cabral Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE
  • Carlos Eduardo Falcão Luna Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE

Palavras-chave:

Redes sociais, Internet, Identidade, Pós-modernidade

Resumo

As redes sociais na WEB são ferramentas muito utilizadas pelos usuários que desejam trocar informações na internet. Essas redes se formam por meio de blogs, comunidades, correntes de e-mail e sites de compartilhamento de arquivos e reúnem pessoas com objetivos e interesses em comum. Além da participação direta do usuário, dando opiniões e idéias, esse tipo de sistema proporciona uma velocidade de acesso a conteúdos de livros, filmes, discos, imagens e arquivos em geral. Essas redes desenvolvem linguagens próprias e maneiras de se comunicarem específicas que unem os códigos daquele determinado grupo fora da internet (em seu território habitual) aos recursos e adaptações dessa linguagem via computador. As redes propõem e tratam de diversos assuntos, tendo a característica de serem cada vez mais específicas e segmentadas, enquanto resultado do fenômeno do estabelecimento da identidade na pósmodernidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thiago de Souza Cabral, Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE

Graduando do curso de Bacharelado em Ciências Sociais da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).

Carlos Eduardo Falcão Luna , Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE

Graduando do curso de Bacharelado em Ciências Sociais da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).

Referências

BARRIO, Angel-B Espina. Manual de Antropologia Cultural. Recife: Editora Massangana, 2005.

BOURDIEU, Pierre. Razões Práticas. 6ª ed. Campinas, SP: Editora Papirus, 2005.

_____. As Regras da Arte: gênese e estrutura do campo literário. 2ª ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2002

FERNANDES, Claudemar Alves. Análise do Discurso: reflexões introdutórias. 2ª ed. São Carlos: Ed. Claraluz, 2007.

HALL, Stuart. A Identidade Cultural na Pós-Modernidade. 4ª ed. Rio de Janeiro:

DP&A, 1992. http://oglobo.globo.com/tecnologia/mat/2009/03/03/redes-sociais-terao800-milhoesde-usuarios-ate-2012-diz-estudo-754667658.asp, acessado em 19/06/2009.

http://info.abril.com.br/aberto/infonews/022009/10022009-2.shl, acessado em 19/06/2009.

Downloads

Publicado

2021-05-06

Edição

Seção

Artigos