"Fancultura" e texto literário

união no ciberspaço

Autores

  • Fabiana Móes Miranda Universidade Federal de Pernambuco, UFPE

Palavras-chave:

Literatura, Ciberspaço, Fancultura, Fandom

Resumo

Este artigo discute a relação entre a “fancultura” e os textos literários. Essa relação se apresenta de forma dinâmica no ciberespaço, uma vez que esse espaço facilita a conjunção de uma cultura do entretenimento e uma cultura de leitura/escrita, vinculada a obras literárias (clássicos e best-sellers). A partir dessa união e através de comunidades interativas online, os leitores, literalmente como fãs de livros e, ao mesmo tempo, familiarizados com a cultura digital, se utilizam dos recursos multimidiáticos para a criação de novas narrativas, tendo como texto-base os livros lidos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabiana Móes Miranda, Universidade Federal de Pernambuco, UFPE

Mestra em Teoria Literária pela UFPE e Especialista em Literatura Infanto-Juvenil pela FAFIRE/PE.

Referências

BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política. Trad. Sergio Paulo Rouanet. 7 ed. São Paulo: Editora Brasiliense, 1994.

BOURDIEU, Pierre. As regras da arte. trad. Miguel Serras Pereira. Lisboa: Ed. Presença, 1996.

BURKE, Peter. Problemas causados por Gutenberg: a explosão da informação nos primórdios da Europa Moderna. Trad. Almiro Piseta. Revista de Estudos Avançados. Nº 44, v.16, jan/abr, São Paulo, 2002.

DELEUZE, Gilles. A dobra: Leibniz e o Barroco. 2 ed. Trad. Luiz B.L. Orlandi. Campinas: Papirus, 1991.

ECO, Umberto. Leitura do texto literário: lector in fabula. Trad. Mário Brito. Lisboa: Ed. Presença, 1976.

ISER, Wolfgang. O Ato da leitura. Vol. 1. trad. Johannes Kretschmer. São Paulo: Ed.34, 1996.

___________. The implied reader. Lodon: The Johns Hopkins University Press Ltd., 1974.

JAUSS, Hans Robert. A história da literatura como provocação à teoria literária. Trad. Sérgio Tellaroli.São Paulo. Ed. Ática, 1994.

MIRANDA, Fabiana M. “Quem conta um conto aumenta um ponto”: Fanfic – Uma recriação do texto literário. Monografia (TCC não publicada). UFPE, Recife, 2004.

__________. Harry Potter: repaginando o sistema literário. Monografia (Especialização em Literatura Infanto-Juvenil). FAFIRE, Recife, 2008.

__________. Fandom: o novo sistema literário digital. Dissertação (Mestrado em Teoria da Literatura). UFPE, Recife, 2009.

XAVIER, Antônio Carlos. Hipertexto: novo paradigma textual? In: Investigações –Lingüística e Literatura. Vol. 12 – UFPE, Recife, 2000.

Downloads

Publicado

2021-05-06

Edição

Seção

Artigos