ATUAÇÃO DO PEDAGOGO: REFLEXÕES SOBRE SUA PRÁTICA NO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE PERNAMBUCO

Susana Alves de Araújo, Washington Dionizio de Andrade

Resumo


A atuação do pedagogo na contemporaneidade é vasta, não se restringe apenas ao contexto escolar, visto que os profissionais formados no curso de pedagogia podem atuar em diversos contextos (Libâneo, 2007). Nesse sentido, a atuação do pedagogo no Tribunal de Justiça (TJ) é de extrema importância nas ações que envolvem crianças e adolescentes. Esta pesquisa teve como objetivo analisar as possibilidades e dificuldades encontradas na atuação do pedagogo no âmbito do TJ do Estado de Pernambuco. Os dados foram coletados no TJ situado no agreste Pernambucano, com a análise de conteúdo do corpus empírico. Diante da pesquisa efetivada é notório que o pedagogo atua em uma equipe interprofissional, responsável pelo atendimento de casos que envolvem crianças e adolescentes. Frente às diversas atividades realizadas pela pesquisada destaca-se em: visitas domiciliares a pretendentes à adoção; elaboração de relatórios para o juiz; inspeção em abrigos e centros de ressocialização; participação em audiências; mediação de conflitos escolares bem como levantamento sobre frequência, comportamento e desempenho escolar dependendo da solicitação da vara da infância e da juventude; encaminhamento de crianças e adolescentes quando necessário para acompanhamento psicológico e/ou psicopedagógico.

Texto completo:

PDF

Referências


ACIOLY, Maria Helena; BAPTISTELLA, Ana Cristina; PEREIRA, Marcela. Ampliando os horizontes: o pedagogo no tribunal de justiça de Pernambuco. Disponível em:. Acesso em: 13 jan. 2015.

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é educação. São Paulo: Brasiliense, 2007. (coleção primeiros passos, 20).

BRASIL. Lei Nº 8. 069, de 13 de julho de 1990. Disponível em:

. Acesso em: 13 jan. 2015.

BRASIL. Resolução CNE/CP nº 1 de 15 de maio de 2006. Disponível em:

. Acesso em: 13 jan. 2015.

CAMPELO, Mauro. A Existência de Uma Equipe Interprofissional na Vara da Infância e da Juventude. Disponível em: . Acesso em: 13 jan.

COFFERRI, F. F. NOGARO, A. Competências do Pedagogo como Educador Social: Promovendo o desenvolvimento psicossocial do ser humano. Disponível em:. Acesso em: 13 jan. 2015.

FREITAS, Riane Conceição Ferreira. O Trabalho do pedagogo no Tribunal de Justiça do Pará: os desafios da inovação no exercício profissional. Dissertação (Mestrado em Educação)- Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Belém, 2012. Disponível em: Acesso em: 13 jan. 2015.

LIBANÊO, José Carlos. Pedagogia e Pedagogos, Para quê? 9ª ed. São Paulo: Cortez. 2007.

MINAYO, Maria Cecilia de Souza(org.); DESLANDES, Suely Ferreira; GOMES, Romeu. Pesquisa social - teoria método e criatividade. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2016 Susana Alves de Araújo, Washington Dionizio de Andrade

Licença Creative Commons