TAMBORES URBANOS: A MÚSICA DA BANDA CHICLETE COM BANANA EM UMA TURMA DE EJA COM UMA ABORDAGEM DA MULTICULTURALIDADE

Lucas Spinelli Ferreira Silva, José Geneilson Maraba Alves, Jadiel Djone Alves da Silva

Resumo


Este estudo pretende abordar o estudo da Multiculturalidade, com destaque para o AxéMusic, enfocando a Banda Chiclete com Banana. Assim, ao reconhecer os aspectos sociopolítico-culturais do Axé e das músicas da referida Banda, os relacionaremos ao cotidiano escolar dos alunos da Educação de Jovens e Adultos, a fim de investigar se a inserção de tal obra musical coopera para a percepção e a reflexão da Multiculturalidade presente em nosso país. Para tanto, alguns procedimentos metodológicos estão sendo seguidos: apresentar o Axé Music como um movimento cultural e social oriundo da periferia negra de Salvador, em sua ligação com a cultura africana até a formação dos Blocos Afro; identificar a Banda Chiclete com Banana como processo da evolução musical e cultural do Axé Music e, por fim, reconhecer os alunos da Educação de Jovens e Adultos como um público multicultural. No que se refere à pesquisa de campo, um projeto de intervenção foi realizado em 5 etapas com 40 minutos cada etapa, sendo vivenciado com alunos do 2º ciclo da Educação de Jovens e Adultos, em uma Escola Municipal de Garanhuns, em Pernambuco. Os resultados obtidos, foram a partir de entrevistas com professoras dessa modalidade de ensino, em que se percebeu uma visão conservadora com relação ao ensino de Arte e Cultura, especialmente quando questionadas sobre o Axé Music como forma de se preservar a cultura negra no Brasil e de seu uso para discutir sobre a diversidade cultural. Por outro lado, a realização de algumas entrevistas com artistas do Axé Music, entre eles, Bell Marques, exvocalista e um dos fundadores da Banda Chiclete com Banana, constatamos que o mesmo acredita que as suas músicas e as do Axé apresentam aspectos estéticos da cultura negra que dialogam com elementos culturais de outras regiões brasileiras.

Palavras-chave


Multiculturalidade; Axé Music; Banda Chiclete com Banana; Educação de Jovens e Adultos

Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica / Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Currículos e Educação Integral. Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013.

CANCLINI, Néstor García. Culturas Híbridas - estratégias para entrar e sair da modernidade. Tradução de Ana Regina Lessa e Heloísa Pezza Cintrão. São Paulo: EDUSP, 1997.

COSSON, Rildo. Letramento Literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2009.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GIUDICE, Claudia (org.). Biografia Chiclete com Banana. São Paulo: Abril, 2009.

GONÇALVES, Alberto Oliveira; SILVA, Petronilha Beatriz Gonçalves e. O jogo das diferenças: o multiculturalismo e seus contextos. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.

GUERREIRO, Goli. A trama dos tambores: a música afro-pop de Salvador / Goli Guerreiro. Prefácio de José Carlos Capinan. São Paulo: Ed. 34, 2000.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. 10 ed. Rio de Janeiro: DP & A, 2005. 102p.

MARQUES, Bell. Entrevista concedida em 6 de março de 2015.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2016 Lucas Spinelli Ferreira Silva, José Geneilson Maraba Alves, Jadiel Djone Alves da Silva

Licença Creative Commons