EXPERIÊNCIAS DE (TRANS)FORMAÇÃO COM PROFESSORES/AS E GESTORES/AS DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Ana Lúcia Souza de Freitas, Mari Margarete dos Santos Forster, Jorge Antônio de Oliveira Satt

Resumo


O artigo apresenta experiências realizadas no âmbito de um projeto de pesquisa com professores/as e gestores/as da Educação Básica, vinculado a um curso de Mestrado Profissional em Gestão Educacional. Tem como objetivo elucidar a importância das ações de gestão para que a escola se realize como um lugar de (trans)formação docente. Para tanto, foram analisados diversos registros de documentação das experiências, além de uma entrevista realizada com o diretor da escola. As considerações preliminares apresentadas com base no estudo realizado indicam a validação das Rodas de Dialogo como um instrumento metodológico de (trans)formação, por meio do qual se fortalecem tanto os/as educadores/as que atuam na escola quanto os/as que atuam na universidade. Conclui-se que as Rodas de Diálogo contribuem para credibilizar as ações de articulação universidade escola.

 


Palavras-chave


Gestão da escola. Formação permanente. Práticas educativas crítico-reflexivas. Rodas de Diálogo.

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