O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DO INGLÊS NO ENSINO MÉDIO EM ESCOLA PÚBLICA DE REFERÊNCIA NO INTERIOR DE PERNAMBUCO: ESTUDO DE CASO DE UMA PROFESSORA EM PROCESSO CRÍTICO-REFLEXIVO

Bruna Pereira Coutinho, Diana Vasconcelos Lopes

Resumo


Este trabalho busca investigar de que forma as crenças acerca das práticas didático-pedagógicas de uma professora de língua inglesa, atuando em uma escola pública de referência no interior do estado de Pernambuco, interferem em sua efetiva ação docente em sala de aula. Pretende-se fundamentalmente levar a professora a refletir sobre como o contexto educacional no qual ela está inserida, suas crenças, sua formação acadêmica, sua experiência profissional prévia e até sua história de vida influenciam em suas práticas de ensino. O corpus foi constituído a partir de dados obtidos através de entrevistas, filmagens das aulas, observações da atuação docente da professora investigada e dos diários reflexivos. A base teórica da pesquisa foi centrada, entre outros, nos trabalhos de Rossi (2004), Medrado (2006), Villani (2008) e Mendes (2005), que discutem mais especificamente acerca das crenças do professor, do professor reflexivo e do agir do professor. Com o intuito de retratar a perspectiva pessoal da participante, focalizamos e priorizamos instâncias particulares da sua experiência educacional. Através dessas reflexões, foi posteriormente proposta uma série de mudanças como forma de sugestões a serem incorporadas não apenas em futuras práticas de ensino da professora investigada, como também nas de outros professores de língua inglesa, no exercício da docência em escolas públicas do Brasil.

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