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O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

1 INFORMAÇÕES GERAIS

- Educação e (Trans)formação é uma revista do curso de graduação em Pedagogia da Unidade Acadêmica de Garanhuns / Universidade Federal Rural de Pernambuco (UAG/UFRPE), com periodicidade semestral, disponibilizada nacionalmente e internacionalmente por meio da internet, que tem por objetivo contribuir para disseminar a produção acadêmica e dos movimentos sociais relacionadas a área da Educação e contribuir para o avanço do estado da arte das reflexões nas áreas do conhecimento abordadas pela revista. A Educação e transformação publica artigos, artigos de revisão, resenhas e relatos de experiência em português, espanhol e inglês.

- A Revista Educação e (Trans)formação utiliza o software livre SEER/OJS hospedada no portal de periódicos da Universidade Federal Rural de Pernambuco (http://www.journals.ufrpe.br).

- Trabalhos submetidos por alunos de graduação e pós-graduação deve conter o nome do(a) professor(a) orientador(a) como coautor(a) do texto, quando for o caso.

- Não são aceitos para publicação artigos já publicados, mesmo que em periódicos estrangeiros, relatórios de pesquisa ou trabalhos de conclusão de curso (monografia, dissertação ou tese), sem as devidas adequações.

- Os (as) autores(as) responsabilizam-se pelas informações divulgadas nos trabalhos, assim como os devidos direitos autorais dos conteúdos utilizados. Estas informações não refletem a opinião da revista.

- A Revista adotará a avaliação por meio da “avaliação cega de pares”, e adotará a metodologia “Ahead of print”.

- Todos os trabalhos devem passar por avaliação ortográfica e gramatical antes da submissão, sob pena de recusa do mesmo.

 

2 NORMAS E CRITÉRIOS PARA APRESENTAÇÃO

- Os autores e autoras deverão enviar seus trabalhos a revista respeitando as seguintes normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), no que refere a organização do trabalho:

a) NBR 6022 - Artigo em publicação periódica científica impressa.

b) NBR 10520 – Citações em documentos.

c) NBR 6023 – Referências.

d) NBR 6028 – Resumo.

e) NBR 6024 – Numeração progressiva das seções de um documento.

f) NBR 14724 – Trabalhos acadêmicos.

 

2.1 Estrutura – Artigo / Artigos de revisão / Relatos experiência

- Não constar quaisquer informações sobre a autoria do trabalho, nem no arquivo, nas propriedades do documento ou ainda quaisquer informações que viabilizem a identificação da autoria no corpo do texto.

- Os trabalhos devem ser enviados na extensão “.odt” (LibreOffice.org) ou “.docx” e “.doc” (Microsoft Word).

- Deve contar entre 12 e 15 páginas, somando-se tabelas, gráficos, quadros ou figuras.

- Quanto a formatação, seguirá:

a) Fonte:Times New Roman, tamanho 12.

b) Tamanho da folha: A4

c) Margens: esquerda e superior de 3 cm e direita e inferior de 2 cm.

d) Espaçamento entre linhas: 1,5 cm.

e) Paginação: no canto superior direito.

f) Resumo: 100 a 250 palavras.

g) Palavras-chave: entre 3 e 5 palavras, separadas por ponto.

h) Citações com mais três linhas: tamanho 10.

 

- Quanto a estrutura, deverá ser organizado da seguinte maneira:

a) Título e subtítulo (se houver) em português, e na segunda língua escolhida.

b) Resumo na língua do texto.

c) Resumo na segunda língua escolhida.

d) Palavras-chave.

e) Texto: introdução, desenvolvimento, resultados e conclusões.

f) Referências.

g) Notas devem ser usadas se extremamente necessárias.

 

2.2 Estrutura - Resenhas

- Quanto a formatação, as resenhas devem seguir a mesma estabelecida para os artigos, adicionando-se as resenhas devem ter um mínimo de duas páginas e um máximo de três.

- Serão aceitas resenhas de obras publicadas no Brasil ou no exterior com no máximo quatro anos.

- Quanto a estrutura, solicita-se:

a) Título da resenha.

b) Citação da obra resenhada.

c) Texto: resumo crítico.

d) Referências.

 

3. PROCEDIMENTOS DE SUBMISSÃO E AVALIAÇÃO

- Quanto a submissão, os trabalhos devem ser enviados pela página da revista. Para isto, é necessário que o (a) autor(a) crie o seu usuário na plataforma e acesse a área de submissão de manuscrito, anexando o trabalho.

- Quanto a avaliação, o processo ocorrerá da seguinte forma:

a) Os editores assistentes realizarão a primeira avaliação do manuscrito considerando as “informações gerais” e a “normas e critérios para apresentação” dos trabalhos.

a.1) Se o trabalho não for considerado apto, será devolvido ao autor(a), solicitando as correções.

a.2) Se o trabalho for considerado apto, será submetido a dois pareceristas para a sua avaliação.

b) Os pareceristas receberão o trabalho sem quaisquer menções quanto a autoria do trabalho (avaliação cega). Serão adotados como critérios para avaliação dos trabalhos: contribuam efetivamente para a melhoria da educação; proponham reflexões que promovam o avanço do estado da arte do tema em questão e respeitem a norma culta padrão.

c) Os pareceristas emitirão parecer aprovando, aprovando com ressalvas ou reprovando o trabalho, junto com seu parecer.

c.1) Se o trabalho for aprovado, será encaminhado diretamente para publicação.

c.2) Se o trabalho for aprovado com ressalvas, será devolvido com os pareceres ao autor(a) para os devidos ajustes.

c.3) Se o trabalho for recusado, o manuscrito será devolvido ao autor junto com os respectivos pareceres.

d) Em caso de divergência entre os pareceristas, será solicitado um terceiro parecer.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  2. O arquivo da submissão está com extensão “.odt” (LibreOffice.org) ou “.docx” e “.doc” (Microsoft Word).

  3. URLs para as referências foram informadas quando possível.
  4. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  5. Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
 

Declaração de Direito Autoral

Ao submeter e ter aprovado um artigo para publicação na Revista Educação e Transformação, os(as) autores(as) mantêm os direitos sobre os artigos, mas cedem, sem qualquer remuneração, os seguintes direitos a mesma: direitos de primeira publicação, de tradução, permissão para que a “Educação e transformação” redistribua o artigo e seus metadados, posterior reprodução como transcrição e com devida citação de fontes.

- Os artigos poderão ser utilizados por terceiros, respeitados os ditames da licença Creative Commons BY-NC-SA 4.0 – Atribuição – Uso não comercial – Compartilhamento pela mesma licença (https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.