Políticas Editoriais

Foco e Escopo

Educação e (Trans)formação é uma revista do curso de graduação em Pedagogia da Unidade Acadêmica de Garanhuns / Universidade Federal Rural de Pernambuco (UAG/UFRPE), com periodicidade semestral, disponibilizada nacionalmente e internacionalmente por meio da internet, que tem por objetivo contribuir para disseminar a produção acadêmica e dos movimentos sociais relacionadas a área da Educação e contribuir para o avanço do estado da arte das reflexões nas áreas do conhecimento abordadas pela revista.

- A Educação e (Trans)formação publica artigos, artigos de revisão, resenhas e relatos de experiência em português, espanhol e inglês.

- A Revista Educação e (Trans)formação utiliza o software livre SEER/OJS hospedada no portal de periódicos da Universidade Federal Rural de Pernambuco (http://www.journals.ufrpe.br).

- Trabalhos submetidos por alunos de graduação e pós-graduação deve conter o nome do(a) professor(a) orientador(a) como coautor(a) do texto, quando for o caso.

- Não são aceitos para publicação artigos já publicados, mesmo que em periódicos estrangeiros, relatórios de pesquisa ou trabalhos de conclusão de curso (monografia, dissertação ou tese), sem as devidas adequações.

- Os (as) autores(as) responsabilizam-se pelas informações divulgadas nos trabalhos, assim como os devidos direitos autorais dos conteúdos utilizados. Estas informações não refletem a opinião da revista.

- A Revista adotará a avaliação por meio da “avaliação cega de pares”, e adotará a metodologia “Ahead of print”.

- Todos os trabalhos devem passar por avaliação ortográfica e gramatical antes da submissão, sob pena de recusa do mesmo.

 

Políticas de Seção

Artigos

Política padrão de seção

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Resenhas

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Relatos de experiência

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

O processo de avaliação ocorrerá da seguinte forma:

a) Os editores assistentes realizarão a primeira avaliação do manuscrito considerando as “informações gerais” e a “normas e critérios para apresentação” dos trabalhos.

a.1) Se o trabalho não for considerado apto, será devolvido ao autor(a), solicitando as correções.

a.2) Se o trabalho for considerado apto, será submetido a dois pareceristas para a sua avaliação.

b) Os pareceristas receberão o trabalho sem quaisquer menções quanto a autoria do trabalho (avaliação cega). Serão adotados como critérios para avaliação dos trabalhos: contribuam efetivamente para a melhoria da educação; proponham reflexões que promovam o avanço do estado da arte do tema em questão e respeitem a norma culta padrão.

c) Os pareceristas emitirão parecer aprovando, aprovando com ressalvas ou reprovando o trabalho, junto com seu parecer.

c.1) Se o trabalho for aprovado, será encaminhado diretamente para publicação.

c.2) Se o trabalho for aprovado com ressalvas, será devolvido com os pareceres ao autor(a) para os devidos ajustes.

c.3) Se o trabalho for recusado, o manuscrito será devolvido ao autor junto com os respectivos pareceres.

d) Em caso de divergência entre os pareceristas, será solicitado um terceiro parecer.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...