EFEITOS DE CINCO MÉTODOS DE CONTROLE DE NEMATÓIDES DA CANA–DE–AÇÚCAR NAS POPULAÇÕES DE DOIS FITONEMATÓIDES ECTOPARASITOS E NEMATÓIDES DE VIDA–LIVRE

Romero Marinho de Moura, Idjane Santana de Oliveira

Resumo


Foi estudado o efeito de cinco métodos de controle de fitonematóides dacana–de–açúcar na dinâmica populacional dos nematóides ectoparasitosHelicotylenchus dihystera (nematóide espiralado) e Criconemella ornata (nematóideanelado) e dos de vida–livre, considerados como um grupo. Os tratamentosforam: 1 – testemunha, cana–de–açúcar, var. SP 70 1011, sem tratamento, 2e 3 – nematicidas sistêmicos, carbofuran e terbufos, respectivamente, oprimeiro, carbamato, líquido e o segundo organofosforado, granulado, ambosaplicados no momento do plantio, 4 – o pousio, permitindo–se o crescimentoda vegetação nativa ao longo do período experimental, 5 – plantio alternadodas leguminosas antagônicas a nematóides: mucuna–preta e Crotalaria juncea,a cada três meses, com incorporação, durante o período de março a setembro,seguindo–se um período de alqueivre até março seguinte, época sem chuvasna região e finalmente o 6 – que foi igual ao 5, porém com inversão daseqüência das leguminosas; iniciando–se a rotação com C. juncea e seguindo–se os mesmos procedimentos. Os resultados obtidos demonstraram que osnematicidas pouco afetaram os ectoparasitos. O pousio induziu tendênciapara estabelecer equilíbrio populacional entre os nematóides. Este fato indicouque a cobertura florística manteve os fitonematóides em atividade e que estaprática de controle pode vir a se constituir em fonte de inóculo primário denematóides ectoparasitos, quando a nova cultura da cana–de–açúcar forimplantada. Finalmente, o uso da mucuna–preta mais crotalária e vice–versaprovou ser efetivo no controle, especialmente em relação ao nematóideespiralado H. dihystera, o mais freqüente ectoparasito encontrado em cana–de–açúcar nos canaviais do Nordeste.

Palavras-chave


Controle químico de fitonematóides; Pousio; Rotação de culturas; Plantas antagônicas a nematóides

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2014 Anais da Academia Pernambucana de Ciência Agronômica

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

 

Correspondência Editorial
Academia Pernambucana de Ciência Agronômica
Biblioteca Central - UFRPE
Núcleo do Conhecimento Prof. João Batista Oliveira dos Santos
Romero Marinho de Moura
Rua Dom Manoel de Medeiros, s/n, Dois Irmãos - CEP: 52171-900 - Recife/PE
Telefone: 3320-6189
Emails: anaisapca@gmail.com
Site: www.apcagronomica.org.br