EFEITOS DISSIMILARES COM APLICAÇÕES DE NEMATICIDAS SISTÊMICOS, EM CANA–DE–AÇÚCAR, VARIEDADE SP 70 1011, EM DOIS DIFERENTES AMBIENTES DO NORDESTE DO BRASIL. PARTE 2. OBSERVAÇÕES NA PRIMEIRA SOCA

Romero Marinho de Moura, Idjane Santana de Oliveira

Resumo


Dois campos experimentais foram instalados em duas grandes áreascanavieiras, localizadas em dois diferentes municípios do Estado dePernambuco. O primeiro, em Carpina, com início em agosto de 2004, mêsde chuvas, tinha como características o solo escuro a negro, do tipo argilo–arenoso, fertilidade adequada e bom teor de matéria orgânica. O segundo,em Goiana, com início em dezembro de 2004, mês sem chuvas, possuía soloalvo, arenoso, baixa fertilidade e baixo teor de matéria orgânica. Esses locaisforam selecionados para o estudo de possíveis reflexos prolongados dos efeitosde dois diferentes nematicidas sistêmicos; carbofuran, um carbamato, eterbufós, organofosforado, aplicados no momento do plantio da cultura. Ospossíveis efeitos foram medidos sobre o desenvolvimento e produtividadeda hospedeira, a cana–de–açúcar (Saccharum sp.) var. SP 70 1011, e reproduçãodo nematóide Pratylenchus zeae, um endoparasito migrador, de alta virulênciaem relação à hospedeira, tudo por ocasião da colheita da primeira soca, aos12 meses após o primeiro corte. Os dois campos possuíam os mesmodelineamento e receberam os mesmos tratos culturais ao longo do períodoexperimental. As áreas onde se instalaram os campos possuíam mais de dezanos consecutivos de cultivo de cana–de–açúcar, encontravam–se infestadaspor fitonematóides e possuíam registros de baixas produtividades. Osresultados obtidos nos dois experimentos foram dissimilares. Em Carpina,os tratamentos nematicidas não foram associados a aumentos da produtividadeda cana–de–açúcar, mas a significativas reduções nas densidades populacionais de P. zeae. Em Goiana, ocorreu o oposto. O melhor nematicida foi o terbufos,que proporcionou aumento na produtividade da ordem de 35,5%,correspondente a um incremento de 23,7 t/ha. Por outro lado, nesse campo,não foram verificadas reduções nas densidades populacionais dos nematóides.Quanto ao desenvolvimento das plantas, em ambos experimentos, não houveaumento nas variáveis biométricas estudadas que pudessem ser associadosao emprego dos nematicidas.


Palavras-chave


Carbofuran; Terbufos; Saccharum sp.; Nematóides da cana–de–açúcar

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2014 Anais da Academia Pernambucana de Ciência Agronômica

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

 

Correspondência Editorial
Academia Pernambucana de Ciência Agronômica
Biblioteca Central - UFRPE
Núcleo do Conhecimento Prof. João Batista Oliveira dos Santos
Romero Marinho de Moura
Rua Dom Manoel de Medeiros, s/n, Dois Irmãos - CEP: 52171-900 - Recife/PE
Telefone: 3320-6189
Emails: anaisapca@gmail.com
Site: www.apcagronomica.org.br