Conhecimento Científico e Situações do Cotidiano: Investigação da Vitamina C como meio de Aproximação das Crianças aos Fenômenos Químicos

Ana Carolyne de Oliveira Cardoso, Hugo Noronha da Silva Barros, Denise Ana Augusta dos Santos Oliveira, Jorge Cardoso Messeder

Resumo


Este estudo se alicerça em um projeto de pesquisa que tem por objetivo discutir temas químicos do cotidiano, em atividades para um ensino CTS nos anos iniciais da Educação. Para este artigo foi escolhido o relato de uma atividade que buscou relações entre os conceitos químicos e a saúde humana, apresentando a vitamina C como mote central. Os dados da investigação advieram de uma intervenção pedagógica com 22 estudantes de uma unidade escolar municipal de Duque de Caxias (RJ). A pesquisa, de abordagem qualitativa, seguiu as etapas: (i) roda de conversa; (ii) visita à horta da escola e (iii) atividade investigativa no laboratório de ciências. Os resultados revelaram que a utilização de uma aula experimental pode impactar no processo de desenvolvimento da criança tanto no aspecto intelectual como no social, visto que as informações aprendidas pelos alunos transcenderam o ambiente escolar de forma a gerar um conhecimento mais significativo.


Palavras-chave


Ensino Fundamental. Ensino de Química. Vitamina C.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 Ana Carolyne de Oliveira Cardoso, Hugo Noronha da Silva Barros, Denise Ana Augusta dos Santos Oliveira, Jorge Cardoso Messeder