Escritas e Reescritas:Dos Comentários às Relações com o Saber

João Victor de Oliveira Campaner, Henrique Chien Hua Nascimento, Welington Francisco

Resumo


A prática da escrita indubitavelmente faz parte do processo de aprendizagem e quando aliada com atividades de reescrita orientada aumenta-se as possibilidades de apropriação e evolução conceitual. Deste modo, o objetivo desse trabalho foi identificar como as estudantes interpretam os comentários atribuídos nas suas escritas para a posterior reescrita, a fim de suscitar subsídios para a melhoria da proposta de escrita e reescrita orientada em atividades de avaliação. Utilizamos de elementos da pesquisa participante com 17 estudantes de ensino superior em química, as quais responderam um questionário com 4 questões sobre a importância dos comentários no processo de aprendizagem. Os resultados foram categorizados a partir da análise de conteúdo e nos mostram que interpretação dos comentários ocorre de forma diferente entre estudantes, evidenciando diversas relações com o saber que indicam vantagens do uso da escrita/reescrita orientada para avaliação da aprendizagem, assim como dificuldades de interpretação em alguns momentos.

Palavras-chave


avaliação; aprendizagem; leitura positiva

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 João Victor de Oliveira Campaner, Henrique Chien Hua Nascimento, Welington Francisco