Aspectos consensuais da Natureza da Ciência e suas implicações para o Ensino de Química

Flavio Tajima Barbosa, Joanez Aparecida Aires

Resumo


A busca pelos aspectos essenciais que definem o conhecimento científico tem sido objeto de pesquisa de filósofos, historiadores e sociólogos da Ciência. A discussão de tais aspectos no Ensino de Química tem como objetivo ensinar aos estudantes o modo como o conhecimento científico é construído, fundando-se, para tanto, nos pontos em que há consenso entre os epistemólogos da Ciência. Tendo em vista que discutir sobre a Natureza da Ciência (NdC) envolve uma escolha sobre os principais aspectos a serem considerados, o presente trabalho tem como objetivo apresentar cinco aspectos consensuais que julgamos serem adequados ao Ensino de Química. Acreditamos que esses aspectos a respeito da NdC oferecem possibilidades para que uma visão menos ingênua e mais coerente com a prática científica seja transmitida aos alunos, permitindo que uma visão mais autêntica do fazer científico possa ser construída.


Palavras-chave


Natureza da Ciência. Aspectos consensuais. Ensino de Química

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 Flavio Tajima Barbosa, Joanez Aparecida Aires