Ensino de Química em Oficina Temática: “O que vai pelo ralo, rastros ambientais de produtos que consumimos”

Nara Flaviane Pistarini, Tathiane Milaré

Resumo


O presente trabalho aborda o uso de oficinas temáticas como meio de divulgação científica e proposta metodológica no ensino de química, uma vez que promovem um ensino contextualizado com valorização do sujeito como ser ativo nos processos de ensino e aprendizagem. Além disso, discute a importância desse tipo de atividade no processo de formação de professores, tanto como participantes quanto organizadores. Para isso, é apresentada uma oficina temática fundamentada nos três momentos pedagógicos e nas relações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade, com enfoque ambiental. A oficina proposta faz parte de um projeto de extensão que busca evidenciar como os conhecimentos químicos podem desempenhar um papel importante no dia-a-dia, na tomada de decisões e na cidadania. Como resultados, são apresentadas as avaliações dos participantes e a discussão sobre os limites e as possibilidades da oficina desenvolvida.

 


Palavras-chave


Extensão, Sequência didática, Três momentos pedagógicos.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 Nara Flaviane Pistarini