Diagnóstico sobre a Formação dos Professores de Química da Região Noroeste do Paraná

Diego Marlon Santos, Lucila Akiko Nagashima

Resumo


Neste trabalho procurou-se pesquisar o processo formativo dos professores que lecionam a disciplina de química nos colégios públicos da região noroeste do estado do Paraná. A formação inicial e continuada para a educação básica constitui um processo dinâmico e complexo, assim, é importante que tenhamos uma formação docente preocupada com as articulações entre a teoria e a prática, fundada no domínio dos conhecimentos científicos e didáticos. Nesta investigação utilizou-se uma pesquisa de campo, descritiva e de cunho quali-quantitativo para analisar os dados referentes aos professores que lecionam a disciplina de química no Ensino Médio nas instituições de ensino de abrangência do Núcleo Regional de Educação de Paranavaí – PR. A coleta de dados foi realizada por meio do encaminhamento de questionários, portanto, foram encaminhados 48 questionários aos professores de química, obtendo informações sobre a sua formação. Por fim, este estudo abre possibilidades para a continuidade de pesquisas que poderão contribuir com a formação docente em química.


Palavras-chave


Formação de professores, formação inicial em química, formação continuada em química.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 Diego Marlon Santos, Lucila Akiko Nagashima