ESTÉTICA E ENSINAGEM NA PERSPECTIVA DA FÍSICO-QUÍMICA

Marcelo Leandro Eichler, Tatiana Zarichta Nichele Eichler, José Claudio Del Pino

Resumo


Não podemos ignorar a nítida dificuldade existente no Ensino de Ciências Exatas. Esta constatação é uma das fontes da aversão ao ensino dessas áreas e influencia o aprendizado dos alunos, causando ainda mais antipatia pelas ciências físico-químicas. Por outro lado, na Didática das Ciências é notória a busca por estratégias de ensino que motivem ou seduzam o estudante. Neste texto, busca-se por uma didática da diferença a partir da discussão ou da atualização do conceito de surracionalismo científico em diálogo com diferentes temáticas da Físico-Química, hoje na fronteira do conhecimento químico contemporâneo. Nesse sentido, sugerimos a ancoragem dessas temáticas na teoria epistemológica de Gaston Bachelard, visando a fundamentar o racionalismo das ciências contemporâneas e, por extensão, a própria formação de professores de química.


Palavras-chave


Estética, Ensino de Físico-Química, Formação de Professores

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 Marcelo Leandro Eichler, Tatiana Zarichta Nichele Eichler, José Claudio Del Pino