Contextualização no Ensino de Química a partir do Mingau de Goma

Josimara Cristina de Carvalho Oliveira, Marcia Andreia da Silva, André Camargo de Oliveira, Iracilma da Silva Sampaio, Cássia Patrícia Muniz de Almeida, Luana Cássia de Souza Coutinho

Resumo


Trabalhou-se com a temática “Mingau de Goma” com seis estudantes do segundo ano da Educação de Jovens e Adultos do ensino médio noturno da Escola Estadual José de Alencar, no município de Rorainópolis - Roraima, entre os meses de setembro e novembro de 2016, a fim de desenvolver conteúdos interdisciplinares a partir de uma temática regional. Os instrumentos de coleta de dados foram: questionário diagnóstico, aula teórica com recursos audiovisuais, receita e degustação do mingau, questionário final, observação sistemática, registro em diário de campo e fotográfico. Na aula teórica foram abordados conceitos de Físico-Química, Química Orgânica e Bioquímica. Os resultados indicaram que a proposta foi bem aceita pelos estudantes, pois despertou a curiosidade e promoveu o conhecimento e a percepção de aspectos científicos em sua vivência. A metodologia diferenciada e a contextualização auxiliaram na melhoria do processo de ensino e aprendizagem, e de popularização da ciência química.

 


Palavras-chave


Saberes Populares; Ensino de Química; EJA

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 Josimara Cristina de Carvalho Oliveira, Marcia Andreia da Silva, André Camargo de Oliveira, Iracilma da Silva Sampaio, Cássia Patrícia Muniz de Almeida, Luana Cássia de Souza Coutinho