Esmaltes de Unhas como Temática para o Ensino de Ciências da Natureza

Lorena Garces Silva, Crisna Daniela Krause Bierhalz

Resumo


A crescente busca pela beleza faz o consumo de cosméticos crescer, sendo o esmalte de unhas responsável por alavancar este índice. Apesar da sua presença marcante no cotidiano das pessoas, poucos conhecem seus constituintes químicos, possibilitando inúmeros estudos em Ciências da Natureza. O projeto interdisciplinar desenvolvido pelo PIBID, do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza, da Unipampa, explorou a temática esmaltes de unhas, desde o processo de fabricação até a sua utilização pelo consumidor, construindo conceitos de Química Orgânica (funções e nomenclatura de compostos orgânicos); Biologia (bactérias, fungos e hábitos de higiene); e Física (temperatura e densidade). Participaram 16 alunos do 3º ano do Ensino Médio de uma Escola Estadual do município de Dom Pedrito – RS . Conclui-se que  a temática esmaltes caracteriza-se como interdisciplinar, as atividades qualificaram as aulas de Química, pois aliaram os conceitos da Química Orgânica com a vivência cotidiana dos alunos.


Palavras-chave


COSMÉTICOS; INTERDISCIPLINARIDADE; ENSINO DE CIÊNCIAS

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Lorena Garces Silva, Crisna Daniela Krause Bierhalz