Contribuições à Formação Docente da Atividade da Dinâmica das Caixas Desenvolvida em um Curso de Licenciatura em Química

Quédina Pieper, Fábio André Sangiogo

Resumo


Este trabalho apresenta a análise da atividade da dinâmica das caixas fechadas desenvolvida no componente curricular de História, Filosofia e Epistemologia da Ciência no curso de Licenciatura em Química da UFPel, com vistas a identificar e conhecer os efeitos da dinâmica à formação dos graduandos. Houve registros das aulas, realização de questionários e entrevistas, sendo que os materiais foram analisados com base na análise microgenética. A dinâmica contribui à formação inicial de professores de Química, pois há menção explícita nos registros da atividade de seu potencial à formação e para o contexto da educação básica (para futuras ações em sala de aula), além de possibilitar identificar ao longo da atividade a incorporação de discursos sobre a natureza da Ciência, permitindo qualificar visões e compreensões sobre a Ciência, a exemplo dos seus modelos e representações, o papel do cientista e algumas relações entre Ciência, tecnologia e sociedade.

Palavras-chave


Ensino de Ciências/Química, natureza da Ciência, formação de professores.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Quédina Pieper, Fábio André Sangiogo