Estudo da Complexidade de Abordagens Envolvendo Perguntas Formuladas por Estudantes e Professores em Aulas de Química na Educação Básica

Cristiano centeno Specht, Marcus Eduardo Maciel Ribeiro, Maurivan Güntzel Ramos

Resumo


Esse artigo busca responder à seguinte questão: Como se caracterizam e quais as consequências para a aprendizagem das perguntas elaboradas por professores e estudantes durante as aulas de Química? A pesquisa analisou 814 perguntas de professores e estudantes de duas turmas do ensino médio, que emergiram durante a observação ao longo de 20 aulas de Química, sob o enfoque de sua demanda e do seu caráter. Esses professores participantes pertencem a escolas da região da Costa Doce do Estado do Rio Grande do Sul. Pela análise das informações produzidas, pode-se perceber que as perguntas produzidas pelos professores investigados, bem como de seus estudantes são estritamente informativas, o que revela o interesse de se informar sobre os modelos científicos, revelando um perfil pedagógico que privilegia a simples informação e a reprodução do conhecimento.


Palavras-chave


Pergunta em sala de aula, caráter da pergunta, ensino de Química.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Cristiano centeno Specht, Marcus Eduardo Maciel Ribeiro, Maurivan Güntzel Ramos