Contrato Didático: Interface entre o psicológico e o didático na análise do processo de ensino-aprendizagem da matemática e das ciências

Anna Paula de Avelar Brito Lima, Marcelo Câmara dos Santos

Resumo


Este artigo parte das reflexões de uma tese de doutorado em educação e de pesquisas no ensino de matemática e de química que investigam os fenômenos didáticos no ensino das ciências, e tem por objetivo discutir a interface entre a psicologia e a didática, a partir da análise desses fenômenos, particularmente do contrato didático. Situa, inicialmente, o sistema didático como campo de investigação, enfocando os elementos que constituem a relação triangular professor-aluno-saber. Analisa também os elementos envolvidos no estabelecimento do contrato didático, no ensino das ciências na sala de aula. Pretende, por fim, discutir em que medida a compreensão de tal conceito só é possível quando, além do enfoque didático, considera-se o enfoque psicológico.


Palavras-chave


Contrato Didático; Psicologia; Ensino das Ciências e Matemática.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Anna Paula de Avelar Brito Lima, Marcelo Câmara dos Santos