Elaboração de Materiais Didáticos: Possibilidades na Formação de Professores de Química

Gahelyka Aghta Pantano Souza, André Ricardo Ghidini, Alcides Loureiro Santos, Alexandre Alves de Souza

Resumo


O projeto “Produzindo Materiais Didáticos: Caixa Química”, desenvolvido por professores da Universidade Federal do Acre e do Instituto de Matemática, Ciências e Filosofia tem como objetivo principal investigar a influência da elaboração de materiais didáticos na formação docente do acadêmico do curso de Licenciatura em Química. Os materiais elaborados serão utilizados em aulas teóricas e/ou práticas de química no ensino médio. Os licenciandos do curso são protagonistas no desenvolvimento do projeto. A elaboração de materiais didáticos se destaca por possibilitar a ampliação de conhecimentos interdisciplinares, articulando teoria e prática e, assim promover uma formação docente superior de qualidade por meio das diversificadas propostas didático-metodológicas. Nesse sentido, o projeto se propõe a verificar como os graduandos se transformam em docentes autônomos a partir da produção de seus materiais didáticos. Os resultados desta ação indicam contribuições na formação docente e, consequentemente, na formação autônoma e didática do professor de química, por meio da produção de materiais que envolvam conhecimentos teóricos e práticos nesta área.

Palavras-chave


Materiais Didáticos; Ensino de Química; Caixa Química;

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 Gahelyka Aghta Pantano Souza, André Ricardo Ghidini, Alcides Loureiro Santos, Alexandre Alves de Souza