Comportamento dos Professores Iniciantes de Química Frente à Realidade dos Problemas Educacionais

Murilo Sérgio da Silva Julião, Samuel Soares Pereira, Raquel Oliveira dos Santos Fontenelle

Resumo


O ato de ensinar é uma ação complexa, cheia de desafios, dificuldades e superações e por isto compreende-se a preocupação dos docentes em relação a esse ato, principalmente dos professores em início de carreira. Assim, este trabalho teve como objetivo, identificar os problemas, dificuldades e ações que os professores iniciantes de Química sofrem e desenvolvem na fase inicial da carreira, bem como analisar a formação recebida na universidade e sua relação com os obstáculos encontrados no início do magistério. Os dados foram obtidos através de questionários aplicados a graduandos de licenciatura em Química, que atuam no magistério. Foi verificado que a maioria dos professores iniciantes enfrenta problemas com a indisciplina dos alunos, com a rotina burocrática das escolas, com a falta de infraestrutura das instituições de ensino e de relacionamento pessoal com professores veteranos e gestores pedagógicos. A pesquisa destaca algumas soluções possíveis para os principais problemas encontrados, uma vez que os professores iniciantes buscam a ajuda de colegas mais experientes. Pode-se concluir, então, que é de grande importância um maior acompanhamento por parte dos gestores pedagógicos das escolas, bem como da sensibilização dos professores veteranos em auxiliar os docentes iniciantes.

Palavras-chave


Comportamento; Professores iniciantes de Química; Dificuldades.

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