Conscientização Social e Preservação Ambiental: Desenvolvimento de Valores em Aulas de Química a partir do Tema Plásticos

Wélica Patrícia Souza de Freitas, Sinara München, Vivian dos Santos Calixto

Resumo


Nosso artigo apresenta um recorte de uma pesquisa que investigou o desenvolvimento de uma sequência didática desenvolvida em sala de aula, com alunos do período noturno do terceiro ano do Ensino Médio, em uma escola pública na cidade de Dourados-MS e visou investigar as implicações da abordagem do tema plásticos para o ensino do conteúdo de polímeros sob o enfoque Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS). A pesquisa tem um caráter qualitativo e a sequência didática desenvolvida foi ancorada na metodologia dos três momentos pedagógicos, pois compreendemos que os mesmos facilitam a construção do conhecimento pelos alunos, propiciando aos educandos uma participação mais ativa no processo de ensino e aprendizagem. Constituíram os materiais empíricos instrumentos avaliativos da sequência didática, ou seja, transcrições de questionários e de atividades argumentativas realizadas no momento das aulas. A metodologia de análise esteve ancorada na Análise Textual Discursiva (ATD). Da análise emergiram 73 unidades de significado, 8 categorias iniciais, 4 categorias intermediárias e 2 categorias finais. Apresentaremos neste artigo o metatexto pertencente à categoria intitulada “conscientização social: redução do descarte inadequado de sacolas plásticas e de poluição do ambiente”. Perante os estudos e as análises realizadas, notou-se a necessidade de possibilitar a inter-relação entre conhecimentos científicos e cotidianos aos educandos, possibilitando uma alfabetização científica, para que se possa alcançar o objetivo de uma educação com enfoque CTS, que é formar cidadãos críticos capazes de tomar decisões em questões que envolvam responsabilidade social.

Palavras-chave


CTS; Plásticos; Polímeros.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Wélica Patrícia Souza de Freitas, Sinara München, Vivian dos Santos Calixto