Contos da Khemeia: Proposta de um Jogo de RPG (Role Paying Game) para o Ensino de Química

Ingrid da Silva Wolff, Elson Josevan Alves de Lima, João Roberto Ratis Tenório da Silva

Resumo


Alguns trabalhos mostram como jogos de RPG podem ser usados na sala de aula de Química, como estratégia para revisão de conceitos e aprendizagem de conteúdos novos. Assim, neste trabalho tivemos como objetivo apresentar um jogo de RPG para o ensino de química, chamado Contos de Khemeia, o que está em fase final de finalização. O RPG proposto já conta com: sistema de regras, fichas para criação de personagens e artes de avatares. Estão em andamento a escrita dos contos-aventura e a confecção dos livretos do mestre e do jogador. Contos de Khemeia apresenta algumas limitações, dentre as quais destacamos a necessidade de o professor deixar claro que alguns conteúdos dos contos-aventura podem não corresponder ao período histórico retratado no jogo (ambiente medieval), a familiarização dos alunos que não conhecem o RPG com as regras do jogo e a necessidade do professor sempre estar intervindo nas partidas. Na versão final do jogo, antes de sua disponibilização online, no blog Casa da Química, esta e outras limitações deverão ser minimizadas.

Palavras-chave


RPG; Química; Ensino.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Ingrid da Silva Wolff, Elson Josevan Alves de Lima, João Roberto Ratis Tenório da Silva