Autódromo Alquímico: O Uso de Jogos no Ensino de Química à Luz da Teoria de Vygotsky e Análise de Conteúdo

Eliana Morais de Santana

Resumo


Essa comunicação possui o objetivo de analisar um jogo didático intitulado Autódromo Alquímico e como esse tipo de metodologia pode contribuir para o Ensino de Química. A análise foi realizada na perspectiva do método de análise qualitativa, sendo desenvolvida nos moldes do estudo de caso. O Referencial Teórico utilizado é baseado em Vygotsky (2007) e Elkonin (1998). Os colaboradores do trabalho foram alunos do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola particular da cidade de Itabuna no estado da Bahia. A obtenção dos dados foi realizada através de análises diagnósticas com perguntas abertas e transcrição de filmagens, sendo tratados com a utilização de ferramentas da análise de conteúdo. Os dados encontrados demonstraram existir uma relação direta entre a aplicação da atividade lúdica e um maior interesse de conhecimentos científicos mesmo após a atividade, ficando evidente que o jogo é o meio e não o fim do processo.

Palavras-chave


Autódromo Alquímico; Teoria de Vygotsky; Análise de Conteúdo.

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