PASSAQUI: Contribuições de uma Abordagem Lúdica para a Formação Inicial de Professores de Química

Tatielle Rocha de Jesus, Rennan Siqueira Custódio, Michele Waltz Comarú

Resumo


O presente artigo aborda o desenvolvimento de um material didático em forma de revista de passatempos químicos produzido por acadêmicos do curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo - campus Vila Velha, durante a disciplina de Estágio Supervisionado. O trabalho teve como objetivo contribuir para a formação docente, bem como estimular a vivência em práticas pedagógicas inovadoras. A criação do Passaqui possibilitou aos futuros professores a reflexão sobre a necessidade de buscar novos meios que promovam uma aprendizagem mais contextualizada e próxima da realidade dos alunos; estimulou a criatividade e a superação de desafios, pois os licenciandos tiveram que planejar e produzir um material didático totalmente diferente do que estavam acostumados; possibilitou o uso de novas tecnologias, até então desconhecidas pelos discentes, que enfrentaram dificuldades ao manuseá-las; e inseriu os estudantes em aspectos da rotina docente, como planejamento e execução de atividades.

Palavras-chave


Formação de Professores; Ensino de Química; Material Didático.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Tatielle Rocha de Jesus, Rennan Siqueira Custódio, Michele Waltz Comarú