Elaboração e Validação de Jogos Didáticos Propostos por Estudantes do Ensino Médio

Jose Euzebio Simões Neto, Rafael Branco da Silva, Cláudia Thamires da Silva Alves, Joseane da Conceição Soares da Silva

Resumo


Este trabalho apresenta uma pesquisa sobre jogos didáticos no ensino da química, cujo o objetivo foi analisar o processo de construção, validação e aplicação de jogos didáticos de química, propostos por estudantes do Ensino Médio, após a realização de uma oficina de direcionamento na temática. A pesquisa foi realizada em uma escola na cidade de Serra Talhada, sertão de Pernambuco, e apresenta percurso metodológico dividido em três etapas: elaboração de jogos didáticos por estudantes do terceiro ano do Ensino Médio, validação dos jogos usando categorias apresentadas na literatura e aplicação dos jogos validados em uma turma do Segundo ano do Ensino Médio da mesma escola. Para coleta dos dados utilizamos a observação da intervenção e entrevista semiestruturada com a professora das turmas. Os jogos produzidos foram na maioria validados, tiveram bom desempenho na intervenção e foram aprovados pela professora entrevistada, o que entendemos como indicativo da potencialidade dessa estratégia.

Palavras-chave


Jogos Didáticos; Elaboração e Validação; Ensino de Química.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Jose Euzebio Simões Neto, Rafael Branco da Silva, Cláudia Thamires da Silva Alves, Joseane da Conceição Soares da Silva