Ensino de Química em Espaço Não Formal: A Discussão do Conceito de Tabela Periódica no Grupo Escoteiro Velho Lobo - Goiânia - GO

Victor Ricardo Felix Ferreira, Jeniffer Cristine Alves dos Santos, Murilo Viana de Sousa, Márlon Hebert Flora Barbosa Soares

Resumo


Este trabalho buscou observar qual o entendimento dos conceitos relacionados à Tabela Periódica dos Elementos Químicos para crianças e jovens (de 7 a 14 anos) participantes do Movimento Escoteiro, assim como mostrar a relação entre aspectos do Escotismo e características da educação não formal. Para isso nos utilizamos de referenciais sobre os jogos calcados na teoria de Piaget (Piaget, 1978). A pesquisa desse trabalho foi qualitativa e para caracterizá-la, utilizamo-nos do estudo de caso. O público alvo foram escoteiros e lobinhos do Grupo Escoteiro Velho Lobo de Goiânia, Goiás. Para coletar os dados foi utilizado um jogo com o intuito de apresentar a Tabela Periódica e, também, observar características e aspectos relacionados às classificações de jogo segundo Piaget. O presente trabalho nos mostrou a importância de trabalhar conteúdos próprios da educação formal em ambientes não formais, aproximando esses conceitos específicos dos indivíduos e buscando uma familiaridade com a Química.

Palavras-chave


Movimento Escoteiro; Ensino de Ciências; Educação não formal.

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