CHAMADA PARA DOSSIÊ TEMÁTICO

Prezad@s companheir@s da área de Ensino de Química.

Nos últimos anos percebemos uma série de estudos que buscam articular o ensino de Química a aspectos presentes nos estudos da arte. Esses estudos respondem positivamente ao citado por Portinari (2011):

Urge, portanto, exercer, em paralelo com atividades técnico-científicas, uma ação cultural mais abrangente, que resgate a consciência de nosso momento histórico e recupere o passado como referência dinamizadora que torna, enfim, possível abordar o futuro de maneira própria. A Arte, como expressão emergente do sentir coletivo, é um poderoso instrumento para esta ação”. (PORTINARI, 2011 p.33)

Se em 1959 Charles Snow afirmou sobre uma aparente separação entre as culturas científicas e humanísticas, a cada dia que passa, percebemos mais a possibilidade de aproximação e diálogo entre essas culturas. Seja como uma utilização metodológica ou como um princípio para apreensão estética e sensibilização, os estudos que envolvem Ciências e Arte ganharam destaque. Esse enlace também se relaciona com o compromisso que nossa Área de Ensino de Química deve ter com a construção de uma sociedade mais justa e democrática. Ranciére (2005) destaca que “A Arte sempre faz política” e que a estética é atravessada por um projeto de Arte que é transcendida. Não são feitos quadros, mas formas de vida. Nesse sentido, se em algum dia as questões sociais e políticas estiveram longe de nossas pesquisas, hoje a necessidade de sua presença é incontestável.

Fazemos, a você o convite para o dossiê temático intitulado "Ciência e Arte: movimentos e territórios de luta, resistência e criatividade".

Nosso objetivo é compilar artigos de pesquisa ou relatos de experiência que tenham como fundamento teórico/prático a relação entre ciência (Química) e arte, além de dar destaque para o caráter social e político que emergem das relações entre esses dois campos que, para muitos, são considerados distantes. 

Sobre os prazos: serão aceitos artigos até a data limite de 12 de dezembro de 2017 para a publicação do dossiê no primeiro semestre de 2018.

As normas de elaboração estão disponíveis em:

 http://www.journals.ufrpe.br/index.php/REDEQUIM/about/submissions - authorGuidelines

 

Coordenadores do dossiê:

 

Rafael Cava Mori (UFABC)

Camila Silveira da Silva  (UFPR)  

Roberto Dalmo V. L. de Oliveira (UFT)     

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PORTINARI, J. C. Mais do que um documento testemunhal – Candido Portinari: “Trabalho de amor e técnica”. In: Linhares, C. (Org.) Portinari e a cultura brasileira: um convite à educação a contrapelo. Niterói, RJ: Eduff, 2011.

RANCIÉRE, J. Entrevista. Ciência e Cultura, São Paulo, vol. 57, n.4, out/ Dez. 2005.  Disponível em: <http://cienciaecultura.bvs.br/scielo.php?pid=S0009-67252005000400011&script=sci_arttext> Acesso em: 05 jun. 2013.SNOW, C. P. As duas culturas e uma segunda leitura. São Paulo: Edusp, 1995, 136p.

 

(Roberto Dalmo)