Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A REDEQUIM - Revista Debates em Ensino de Química tem como escopo a publicação de trabalhados relacionados ao Ensino de Química e áreas afins. As propostas de artigo submetidas, escritas em português, inglês ou espanhol, devem ser inéditas e não estar em avaliação em nenhum outro periódico.

 

Políticas de Seção

Debates em Currículo e Políticas Públicas para o Ensino de Química

Responsável: Ehrick Eduardo Martins Melzer

Essa seção está aberta para submissão de propostas de artigo que desenvolvam a relação do Ensino de Química com os estudos de políticas públicas nas diversas abordagens teórico-metodológicas. Assim, recebemos textos que tratem:

  1. Estudos de avaliação de políticas públicas voltadas ao ensino de química, nas diversas perspectivas;
  2. Artigos que apresentem metodologias para análise de políticas que envolvam temáticas ao ensino de química;
  3. Artigos de levantamentos de produção da área na linha dos estudos de estado da arte;
  4. Análises diversas em políticas públicas que enfoquem relação direta com o ensino de química nas suas mais diversas formas de atuação;
  5. Estudos curriculares voltados a temáticas sensíveis ao ensino de química.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Debates em Direitos Humanos, Culturas e Justiça Social no Ensino de Química

 Responsável: Roberto Dalmo Varallo Lima de Oliveira

Essa seção está inserida em um cenário de política educacional nacional que valoriza a prática e formação de professoras e professores a partir de valores sociais pertinentes a cultura dos Direitos Humanos. Sendo assim, estamos abertos a receber e publicar artigos de pesquisa empírica e teórica que dialoguem com os temas:

  1. Educação em Direitos Humanos na formação e na prática de professoras e professores de Química;
  2. Questões étnico-raciais na formação e na prática de professoras e professores de Química;
  3. Gênero e Sexualidades na formação e na prática de professoras e professores de Química;
  4. Saberes tradicionais e científicos na formação e na prática de professoras e professores de Química;
  5. Estudos decoloniais na formação e na prática de professoras e professores de química;
  6. Ensino de química e justiça social – possíveis relações;
  7. Elaboração de materiais didáticos e paradidáticos para o ensino de química que contribuem com esse viés formativo.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Debates em História e Filosofia da Química para o Ensino

Responsável: Cristiano Barbosa de Moura

Esta seção está aberta a artigos de pesquisa teórica e empírica relacionados a abordagens históricas, filosóficas e sociológicas para o Ensino de Química. Sendo assim, recebemos artigos relativos a:

  1. Relatos de pesquisa sobre intervenções em contextos de ensino e aprendizagem de química envolvendo HFQ no ensino básico e superior, ou na formação de professores de química;
  2. Artigos de revisão histórica aprofundada e contextualizada sobre episódios da História da Química, apontando as implicações para o Ensino de Química;
  3. Artigos teóricos de discussão sobre princípios filosóficos e sociológicos e/ou a história do ensino de química;
  4. Pesquisas envolvendo a natureza da ciência, epistemologia e campos emergentes como a filosofia da química no ensino;
  5. Demais trabalhos que articulem de forma inovadora o debate sobre perspectivas históricas, filosóficas e sociológicas para o Ensino de Química.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Debates em Linguagem no Ensino de Química

Responsável: Flávia Cristiane Vieira da Silva

Essa seção está aberta para a submissão de propostas de artigo que desenvolvam estudos em que se discuta o papel da linguagem e de seu uso por professores e estudantes no processo de elaboração de conceitos químicos. Assim, os textos enviados para essa linha devem tratar sobre:

  1. Práticas discursivas no ensino de química;
  2. Estudos sobre a argumentação no ensino de Química;
  3. Estudos sobre sentidos e significados em torno de conceitos químicos;
  4. Leitura e escrita no Ensino de Química;
  5. Artigos de levantamento de produção da área envolvendo a linguagem nos diferentes pontos mencionados.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Debates em Perspectivas Teóricas para o Ensino de Química

Responsável: José Euzebio Simões Neto

Esta seção está aberta para receber propostas de artigos teóricos e/ou de revisão de aspectos teóricos com foco no ensino da química. Recebemos textos nos seguintes direcionamentos:

  1. Revisão de teorias de aprendizagem considerando a aprendizagem de conceitos químicos.
  2. Abordagem de um ou mais conceito ou temática científico-tecnológicos e suas abordagens no ensino de química.
  3. Revisões teóricas sobre desenvolvimento e aplicação de estratégias ou materiais didáticos de considerável amplitude de programas de pesquisa.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Debates em Metodologias para o Ensino de Química

Responsável: João Roberto Rátis Tenório da Silva

Esta seção recebe propostas de artigos de pesquisa que discutem metodologias, em articulação com teorias da aprendizagem e/ou abordagens de ensino, que potencializam a dinâmica do processo de ensino e aprendizagem em sala de aula. Além disso, a sessão também engloba artigos que problematizam a utilização de diferentes recursos e instrumentos didáticos, inseridos em estratégias de ensino, que contribuem para o processo de aprendizagem de conceitos químicos. Especificamente, os artigos podem contemplar, mas não restringem, os pontos:

  1. Abordagem CTS/CTSA no ensino de Química;
  2. Utilização de jogos e demais atividades lúdicas em sala de aula;
  3. Utilização de tecnologias da informação no ensino de Química;
  4. Metodologias ativas no ensino de Química;
  5. Resolução de problemas no ensino de Química;
  6. Proposição, execução e validação de sequências didáticas, oficinas e outros tipos de intervenções em sala de aula.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Especial - JALEQUIM

Artigos da edição especial do Jalequim Level III

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Esoecial EVEQUIM

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

A REDEQUIM - Revista Debates em Ensino de Química reserva o direito de submeter todas as propostas inicialmente ao Corpo Editorial e Conselho Científico, que analisa a adequação do trabalho ao foco e escopo do periódico. A seguir, as propostas são dirigidas para avaliação por pares, que é feita em duplo cego (double blind peer-review).

Os trabalhos serão analisados por dois avaliadores. Eventualmente, quando ocorrer resultados distintos na avaliação, um terceiro parecerista será convidado.

O Corpo Editorial e o Conselho Científico da REDEQUIM possuem poder de decisão quanto a publicação ou não da proposta submetida, podendo atuar como primeiro momento da análise e solicitar o retorno da proposta original para adequação e, só posteriormente, continuar com o processo de avaliação por pares.

 

Periodicidade

A REDEQUIM - Revista Debates em Ensino de Química tem periodicidade semestral, com edições publicadas nos meses de maio e novembro de cada ano.

Eventualmente, temos edições especiais, que versam sobre uma temática em específico ou associadas a alguma parceria com um evento da área de Ensino de Química.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...