Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Journal of Environmental Analysis and Progress?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

O Journal of Environmental Analysis and Progress-JEAP aceita manuscritos contendo contribuições relativas ao meio ambiente, com foco em análise e progresso, em uma abordagem interdisciplinar e multidisciplinar.

Os editores do JEAP esperam que os autores sigam os padrões éticos exigidos em uma pesquisa acadêmica e as diretrizes éticas básicas. O JEAP sugere que a ordem dos Autores obedeça um critério relativo ao mérito, i. e., que seja considerada a relevância da contribuição de cada autor para a confecção do manuscrito.

Todo o material protegido por direitos autorais de qualquer forma usado no manuscrito deve ter informações completas sobre a autoria; uma prova de autorização deve ser apresentada com o manuscrito. Uma atribuição adequada dos dados e/ou texto previamente publicados é da exclusiva responsabilidade dos autores, e não dos editores ou revisores do JEAP. Em caso de suspeita, o manuscrito será verificado quanto a possível plágio e, em caso de confirmação, será recusado e os autores serão notificados de que o manuscrito não será aceito para uma re-submissão no JEAP. Autoplágio (texto idêntico dos mesmos autores do manuscrito submetido) não serão aceitos no JEAP. No caso de uma metodologia anteriormente publicada pelo Autor(es), esta deve ser citada em Material e Métodos.

Os autores devem ser informar sobre qualquer conflito de interesses. Todo o suporte financiador do pesquisador e número de concessão deve ser informado nos Agradecimentos, no manuscrito. Todos os dados utilizados pelos autores que forem produzidos por outros que não o(s) autor(s) devem ser seguidos de uma declaração formal do proprietário dos dados. Dados de apoio podem ser apresentados como material suplementar por ocasião da submissão do manuscrito.

O nome científico da planta ou animal deve seguido pelo nome do autor seguindo o Código Internacional de Nomenclatura de Algas, Fungos e Plantas. O número da exsicata e o nome do herbário devem ser informados e/ou o nome do especialista responsável pela identificação taxonômica. As coordenadas de GPS devem ser incluídas para cada população individual, incluindo o segundo mais próximo, ou a quinta casa decimal, se utilizar graus decimais. O sistema métrico é o adotado como padrão. Abreviaturas que não seguem um padrão usual deverão ser definidas no texto. Unidades de medida deverão ser informadas, exceto quando precedidas por um numeral. Neste caso, eles devem ser abreviados no formulário padrão: g, mg, cm3, etc. e não seguido por pontos. Use expoente negativo para indicar unidades no denominador (i.e. mmol.m-2.s-1). Números até dez devem ser escritos por extenso no texto, exceto quando se referir a medições. Números superiores a dez devem ser representados como numerais, exceto no início de uma frase. As frações devem ser expressas como decimais.

Todos os artigos envolvendo estudos com humanos ou animais devem ter a aprovação e autorização dos Comitês de Ética em Pesquisa em Seres Humanos ou em Animais da(s) instituição(ões) à(s) qual(is) o(s) autor(s) pertence(m). As regras relativas aos direitos de biodiversidade devem ser seguidas. O JEAP não vai aceitar a responsabilidade por trabalhos de pesquisa que não estejam em conformidade com a legislação do país de residência do autor.

Os manuscritos serão rejeitadas em caso de: i. o conteúdo não se enquadrar nas áreas de interesse da revista; ii. manuscritos não formatados de acordo com as instruções para o(s) autor(es) (ver template e as instruções aqui); iii. manuscritos com resultados preliminares; iv. manuscritos que relatam dados sem a comparação com uma referência, sem um controle adequado ou sem base em estatísticas adequadas; v. a fonte biológica (por exemplo, planta, microorganismo, organismo marinho, etc.) não estar claramente identificada, autenticada e documentada.

O JEAP publica artigos em Inglês ou Português, e um nativo ou serviço de edição de linguagem profissional deve verificar o manuscrito antes de sua submissão. O autor deve providenciar todos os serviços, e isto não garante a aceitação ou preferência para publicação. 

O formato principal são: Artigo de Pesquisa Original, Revisão Crítica e Nota Científica. A estrutura do artigo será semelhante àquela de um artigo de pesquisa original, uma revisão crítica ou uma nota científica, no entanto, uma nota científica será mais curta, pode incluir menos referências, e será escrita com menos detalhes. Os autores devem utilizar o modelo na página inicial do JEAP, e fazer os ajustes compatíveis com o formato de um Artigo de Pesquisa Original, Revisão Crítica ou Nota Científica.

Em um Artigo original de pesquisa, o manuscrito deve ser organizado na seguinte ordem: Título, Abstract, Keywords, Introdução, Material e Métodos, Resultados, Discussão (em seções separadas ou não), Agradecimentos e Referências. O comprimento do texto principal (excluindo referências, tabelas, figuras e legendas de figuras) deve ter um mínimo de 3.000 palavras. A estrutura deve ser organizada da seguinte forma: Título, Abstract, Keywords, Introdução, Material e Métodos com breves detalhes experimentais com subtítulos em itálico e apenas a primeira palavra com a primeira letra em maiúsculo, Resultados e Discussão, em seções separadas ou não, a critério dos Autores, como um corpo de texto sem destaques, Agradecimentos e Referências.

Uma Revisão Crítica deve apresentar dados e informações relevantes sobre o tema, e com um número mínimo de 100 referências, incluindo um mínimo de 30% com aquela mais recente. O comprimento do texto deve ter um mínimo de 5000 palavras. Os artigos devem ter um mínimo de 10 páginas e um máximo de 20 páginas, incluindo todas as legendas referências, tabelas, figuras e figuras.

O texto em uma Nota Científica deve ser organizado da seguinte forma: Título, Abstract, Keywords, Introdução, Material e Métodos com breves detalhes experimentais, sem subtítulos, Resultados e Discussão, em seções separadas ou não, a critério dos Autores, como um corpo de texto sem destaques, Agradecimentos, Referências (até 20 citações) e Figuras e / ou Tabelas (até três). O texto não deve exceder 2.000 palavras.

É recomendável para o autor(s) manter uma cópia (eletrônica e papel) do manuscrito apresentado para um caso de perda ou dano ao original enviado à revista.

Figuras (fotografias, gráficos, desenhos, etc.) e Tabelas devem ser autoexplicativas e estar inseridas próximas do ponto em que são discutidos os dados e numeradas, consecutivamente, usando algarismos arábicos. As respectivas legendas devem ser claras, concisas, sem abreviaturas e localizadas abaixo das figuras. Se os valores são de outra fonte, a autorização formal é necessária e deve ser submetida.

O tamanho das Figuras deve ser aproximado das dimensões desejadas da versão publicada e deve ter qualidade que permita identificar claramente o objeto de interesse. O tamanho de impressão (em centímetros) para uma coluna única é de 3,0 cm, para uma coluna e meia é de 13,5 cm e para uma coluna dupla (correspondendo à largura total do texto na página) é de 16,9 cm. As letras nas imagens devem ter um tamanho legível no caso de impressão, especialmente para caracteres em subscrito e/ou sobrescrito. Submeta cada figura como um arquivo separado. O mínimo de resolução para as Figuras é de 300 DPI, com um valor máximo de 800 DPI; os formatos de arquivo BMP, TIFF, PNG e JPG são aceitáveis pelo JEAP.

As tabelas devem ser numeradas, consecutivamente, com algarismos arábicos. Tabelas (dados numéricos) não devem ser fechadas por linhas laterais. As respectivas legendas devem ser claras, concisas, sem abreviaturas e localizadas acima da tabela. As legendas das ilustrações botânicas devem usar uma convenção de nomenclatura lógica, de acordo com as estruturas apresentadas.

Informações gerais sobre a formatação do texto:

- É recomendável escrever o texto na voz ativa, usando o verbo no passado apenas para as seções de métodos e resultados.

- Os números de página devem ser evitados no manuscrito.

- Use uma fonte normal, Times New Roman, tamanho 11 e espaçamento simples entre linhas. nomes de gênero e espécie devem estar em itálico. Os nomes comuns de organismos não deve ser capitalizado, mas pode ser escrito entre aspas.

- As abreviações devem ser definidas na primeira menção no Abstract e novamente no corpo principal do texto e usado de forma consistente depois.

- As datas devem ser formatadas como dia-mês-ano, com o mês abreviado: por exemplo, 01-Jan-2016.

- Use o editor de equações de um programa de processamento de texto ou MathType para as equações.

A formatação de texto está definida em um modelo (que deve ser usado para qualquer formato do manuscrito – Original Research, Critical Review, Scientifc Notes) e um modelo para a carta de apresentação estão disponíveis em https://drive.google.com/open?id=0B7UNmwL8rbeCWUlWcXhZTzBPNDA. Os Autores são fortemente recomendados a utilizar este modelo quando da preparação do manuscrito.

A citação e Referências devem seguir o modelo do pacote de estilos do Mendeley disponível em https://csl.mendeley.com/styles/515551921/jeap.

Submissão: Templates para a carta de apresentação dos Autores e manuscrito devem ser obtidos na página do JEAP. Figuras devem ser submetidas no interior do manuscrito e também, separadamente, uma a uma, em seus formatos originais (tiff, jpg, bmp ou png), no momento da submissão. Os templates garantem o formato dos artigos, bastando apenas inserir as informações nos locais assinalados que a formatação se dará de modo automático, evitando atrasos em sua avaliação devido a uma falha no cumprimento da configuração de artigos do JEAP.

 Formulário de Acordo do Autor

Após a apresentação inicial de um manuscrito, o autor correspondente deve preencher um formulário de acordo do autor e carregá-lo no local de submissão on-line. O formulário de acordo do autor está disponível em https://drive.google.com/open?id=0B7UNmwL8rbeCWUlWcXhZTzBPNDA. Salve o formulário como PDF, em seguida, carregue o arquivo PDF.

 

INSTRUCTIONS TO AUTHORS

The Journal of Environmental Analysis and Progress-JEAP accept manuscripts with contributions related to the environment, focusing analysis and progress in an interdisciplinary and multidisciplinary approach.

The JEAP editors expect authors to follow the ethical standards required of scholarly research, and the Sidelines should not close tables (numerical data) ethics guidelines. The JEAP suggests that the order of Authors obey a criterion relating to the subject, i. e., which is considered the relevance of each author's contribution to the preparation of the manuscript. All copyrighted material used in any way in the following must have full authorship information; proof of authorization must be submitted with the manuscript. Proper attribution of data and text previously published is an exclusive responsibility of the authors, not the editors or reviewers of the JEAP. In case of suspicion, the manuscript will be checked for plagiarism and, in case of confirmation, it will be refused, and the authors will be noticed that the manuscript will not be accepted for re-submission in JEAP. Self-plagiarism (identical text from the same authors of the manuscript submitted) will not be accepted in JEAP.

The authors must be informed about any conflict of interest. All support, researcher funder, and grant number must be given in the acknowledgments inside the manuscript. All data used by the authors produced by others who are not the author(s) must be followed by a formal statement from the owner of the data. Supporting data can be submitted as supplementary material during the submission procedure.

The scientific name of plant or animal must be followed by the author’s name following the International Code of Nomenclature of Algae, Fungi, and Plants. Voucher number and the name of the herbarium must be informed or the specialist responsible for the taxonomic identification. The GPS coordinates must be included for each population, including the nearest second, or the fifth decimal place if using decimal degrees. The metric system is adopted as standard. Non-standard abbreviations should be defined in the text. Units of measurement should be spelled out except when preceded by a numeral when they should be abbreviated in the standard form: g, mg, cm3, etc. and not followed by full stops. Use negative exponents to indicate units in the denominator (i.e., mmol.m-2.s-1). Numbers up to ten should be spelled out in the text except when referring to measurements. Numbers higher than ten are to be represented as numerals except at the beginning of a sentence. Fractions are to be expressed as decimals.

All articles involving studies with humans or animals should have the approval and authorization of the Ethics Committees on Research on Human Beings or on Animals of the institutions to which the author(s) belong. The rules concerning biodiversity rights must be followed. JEAP will not accept responsibility for research works that do not comply with the legislation of the country of residence of the author.

Manuscripts will be rejected in case of i. the content does not fall into the areas of interest of the journal; ii. manuscripts not formatted by the instructions to the author(s) (see template and instructions here); iii. manuscripts with preliminary results; iv. manuscripts reporting data without comparison with a reference, without an adequate control or not based on appropriate statistics; v. the biological source (e.g., plant, microorganism, marine organism, etc.) is not identified, authenticated and documented.

JEAP publishes articles in English or Portuguese languages, and a native speaker or a professional language editing service before submission should check the manuscript. The author must arrange all services, and it does not guarantee acceptance or preference for publication. 

The primary format is Original Research Article, Critical Review, and Scientific Notes. The structure of your article will be similar, whether it is an original research article, a critical review, or a scientific note. However, a Scientific Note must be shorter, it may include fewer references, and it will be written in less detail. The authors should use the template on the home page of JEAP, and make the adjustments compatible with the format of Original Research Article, Critical Review, or Scientific Notes.

Original research article

The manuscript should be arranged in the following order: Title, Abstract, Keywords, Introduction, Material and Methods, Results, Discussion (in different sections or combined section), Acknowledgements, and References. The length of the main text (excluding references, tables, figures, and figure legends) should have a minimum of 3,000 words. The structure should be arranged as follows: Title, Abstract, Keywords, Introduction, Material, and Methods with brief experimental details with subheadings in italic and only the first word with the first capital letter, Results and Discussion, in different sections or combined section, as one body of text without headlines, Acknowledgements, References

A Critical Review must present relevant data and information about the theme, and with a minimum number of 100 references, including a minimum of 30% more recent. The length of the text should have a minimum of 5,000 words. The articles should have a minimum of 10 pages and a maximum of 20 pages, including all references, tables, figures, and figure legends.

The text in a Scientific Notes should be arranged as follows: Title, Abstract, Keywords, Introduction, Material and Methods with brief experimental details without subheadings, Results and Discussion, in different sections or combined section, as one body of text without headlines, Acknowledgements, References (up to 20 citations) and Figures and/or Tables (up to 3). The text should not exceed 2,000 words.

Is recommendable to the author(s) retain a copy (electronic and paper) of the submitted manuscript in a case of loss or damage to the original sent to the journal.

Figures (photographs, charts, drawings, etc.) and tables should be self-explanatory and be inserted close to the point at which they are discussed and numbered consecutively in Arabic numerals. The respective captions should be clear, concise, with no abbreviations and located underneath the figures. If figures are from another font, formal authorization is required and should be submitted.

The size of figures should be close to the desired dimensions of the published version and should have a quality that permits identify clearly the object of interest. The print size (in centimeters) should use this minimum size (3 cm), single column (7.8 cm), 1.5 column (13.5 cm), and double column corresponding to the full width of the page (16.9 cm). The letters on the images should have a finished, printed size of a legible size for subscript and superscript characters. Submit each figure as a separate file. The minimum resolution is 300 DPI and the maximum of 800 DPI; file format in bmp, tiff, png, and jpg are acceptable.

 Tables should be numbered consecutively using Arabic numerals. Sidelines should not close tables (numerical data). The respective captions must be clear, concise, with no abbreviations and located above the table. The captions of botanical illustrations should use a logical naming convention following the structures.

 General information about formatting the text:

- Is recommendable write the text in the active voice using the past tense only for methods and results sections.

- Page numbers should be avoided in the manuscript.

- Use the font Times New Roman, font 11, and single line spacing. Genus and species names should be in italics. The common names of organisms should not be capitalized but can be written between quotation marks.

- Abbreviations should be defined at first mention in the abstract and again in the main body of the text and used consistently after that.

- Format dates as day-month-year with months abbreviated: e.g., 01-Jan-2008.

- Use the equation editor of a word processing program or MathType for equations.

Text formatting is defined in a template (for any format of a manuscript), and a sample covering letter is available at https://drive.google.com/open?id=0B7UNmwL8rbeCWUlWcXhZTzBPNDA. Authors are strongly recommended to use this template when preparing the document.

Citation and References should follow the Mendeley style package template available at https://csl.mendeley.com/styles/515551921/jeap.

 Submission:

Templates for the cover letter (an author agreement form) and the manuscript must be obtained from the JEAP homepage. Figures must be submitted inside the document and also, separately, one by one, in the original formats (tiff, jpg, bmp or png), at the moment of submission. The templates guarantee the form of the articles, inserting the information in the sites indicated and the formatting will occur automatically, avoiding delays in the evaluation process due to a failure to comply the configuration of JEAP articles.

 

 Author Agreement Form

Upon initial submission of a manuscript, the corresponding author must fill out an author agreement form and upload it to the online submission site. The author agreement form is available at https://drive.google.com/open?id=0B7UNmwL8rbeCWUlWcXhZTzBPNDA. Save the archive as a PDF, and upload the PDF.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. Carta de Responsabilidade do autor pelo conteúdo do manuscrito, como Documento Suplementar.

     Upon initial submission of a manuscript, the corresponding author must fill out an author agreement form and upload it at the online submission site. The author agreement form is available at https://drive.google.com/open?id=0B7UNmwL8rbeCWUlWcXhZTzBPNDA. Save the form as a PDF, and upload the PDF.

  2. Inserir arquivos (um a um) de figuras, imagens e/ou mapas como Documento Suplementar.

    Todos em formato original ou PNG.

    Insert all images and maps as supplementary files, one by one. 

    All in original or PNG format.

  3. O manuscrito deve ser submetido utilizando os modelos disponibilizados na página do JEAP em https://drive.google.com/open?id=0B7UNmwL8rbeCWUlWcXhZTzBPNDA.

     The manuscript must be submitted using the templates available on the JEAP page at https://drive.google.com/open?id=0B7UNmwL8rbeCWUlWcXhZTzBPNDA.

  4. Estudos com pesquisas envolvendo seres humanos devem submeter documento comprobatório de aprovação do projeto do estudo pelo sistema CEP/CONEP, seguindo Resolução 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde (CNS), Cap. XII.2.

    Além disso, informar, em Material e Métodos, o número do Certificado de Apresentação para Apreciação Ética (CAAE).

     

    Studies involving research involving human subjects must submit a document confirming the approval of the study project by the CEP / CONEP system, following Resolution 466/2012 of the National Health Council (CNS), Chap. XII.2.

    Also, inform in Material and Methods the number of the Certificate of Ethical Presentation (CAAE).

  5. Sugerimos a inclusão do número de inscrição no ORCID.

    A inscrição no ORCID é gratuita e pode ser feita no site https://orcid.org/

     
 

Declaração de Direito Autoral

Material protegido por direitos autorais e plágio. No caso de material com direitos autorais ser reproduzido no manuscrito, a atribuição integral deve ser informada no texto; um documento comprobatório de autorização deve ser enviado para a Comissão Editorial como documento suplementar. É da responsabilidade dos autores, não do JEAP ou dos editores ou revisores, informar, no artigo, a autoria de textos, dados, figuras, imagens e/ou mapas publicados anteriormente em outro lugar. Se existir alguma suspeita sobre a originalidade do material, a Comissão Editorial pode verificar o manuscrito por plágio. Nos casos em que o plágio for confirmado, o manuscrito será devolvido sem revisão adicional e sem a possibilidade de re-submissão. Auto-plágio (ou seja, o uso de frases idênticas de documentos publicados anteriormente pelo mesmo autor) também não é aceitável.

Material protected by copyright and plagiarism rights. In the case of copyrighted material be reproduced in manuscript, full attribution should be informed in the text; an authorization document is proving to be sent to the Editorial Board as a supplementary document. It is the responsibility of the authors, not JEAP or editors or reviewers, inform, in the article, the authors of texts, data, graphics, images and maps previously published elsewhere. If there is any suspicion about the originality of the material, the Editorial Board can check the manuscript for plagiarism. Where plagiarism is confirmed, the document will be returned without further review and the possibility of re-submission. Self-plagiarism (i.e., the use of the same phrases previously published documents by any of the authors) is not acceptable.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

The names and e-mail addresses entered in this journal will be used exclusively for the services provided by this publication and is not available for other purposes or to third parties.