Sobre a Revista

Foco e Escopo

            O Brazilian Journal of Agroecology and Sustainability é um periódico especializado digital, sem versão impressa,  vinculado ao Centro Vocacional Tecnológico Agrofamiliar da Unidade Acadêmica de Garanhuns, Universidade Federal Rural de Pernambuco-UAG/UFRPE. Com a missão de fazer divulgação científica, aceitará para publicação manuscritos sob a forma de artigos técnico-científicos, revisões de literatura, notas científicas e relatos de experiências que sejam inéditos e de relevância para as ciências agrárias e ambientas.

 

            O BJAS publicará artigos em português espanhol ou inglês, com periodicidade semestral e fluxo contínuo, voltados para a comunidade científica nacional e internacional.

            Por ser uma revista de acesso aberto, o material científico publicado pode ser utilizado para fins de uso não comercial e distribuição em qualquer meio, desde que devidamente citada a fonte.  A iniciativa visa, sobretudo, estimular a divulgação do conhecimento científico e democratizar o acesso à informação.

O objetivo da BJAS será divulgar informações interdisciplinares na área ambiental, visando contribuir com o desenvolvimento  das ciências e a sustentabilidade do planeta. O BJAS publicará artigos em todas as áreas relacionadas com o ambiente, Agroecologia, Ambiente e Sociedade, Políticas Públicas e Desenvolvimento, Climatologia, Variabilidade Climática e Mudanças Climáticas, Recursos Hídricos, Geotecnologias, Biotecnologia Ambiental, Tecnologia dos alimentos, Agrobiodiversidade, Agroecossistemas, Interação planta-animal, Inovação e Tecnologias Sociais.

As principais seções da BJAS serão: Agroecologia e Sustentabilidade;   Ambiente e Sociedade; Clima e Recursos Hídricos; Tecnologias ambientais.

Processo de Avaliação pelos Pares

Os manuscritos submetidos ao Brazilian journal of agroecology and sustainability será submetida a avaliação por pares especialistas na temática abordada em duplo cego através do método Double Blind Review, após a Comissão Editorial aferir a relevância do tema, à adequação ao escopo e proposta editorial da revista e as normas e diretrizes estabelecidas para publicação. Neste caso, em situação de não conformidade, a Comissão Editorial se reserva ao direito de devolver o manuscrito para ajustes por parte dos autores antes de se proceder a avaliação.         Caso haja divergência entre os dois avaliadores a Comissão Editorial solicitará a um terceiro parecerista suas considerações. Os avaliadores utilizarão formulários próprios do periódico, em meio eletrônico, para proceder a análise do manuscrito. Os manuscritos poderão ser aprovados, aprovados com ressalvas ou reprovados. Se for aprovado, será encaminhado para editoração e posterior publicação. Se houver ressalvas, será devolvido para os autores procederem os ajustes e correções necessários solicitados pelos pareceristas. E, se for reprovado, será devolvido com as considerações.

 

 

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.