Avaliação da conformidade de informações nos rótulos de marcas de pão integral comercializados em Caruaru – PE de acordo com a legislação vigente

Eduardo Gouveia Amorim

Resumo


Rótulo são todas as informações presentes na embalagem de um produto, servindo como um elo entre o alimento e o consumidor, os auxiliando a realizar escolhas alimentares adequadas. Para esse estudo foram selecionadas sete marcas de pão integral, verificando através das informações contidas no rótulo o nível de adequação para critérios como tamanho da porção, indicação do percentual de farinha integral utilizada e valores mínimos de fibras para utilização do termo “fonte de fibras”. Foi identificado 85,71% de adequação em relação ao valor da porção e a quantidade mínima de fibras para utilização do termo “fonte”, enquanto que nenhuma das marcas analisadas apresentou adequação as exigências da legislação referente a especificação do percentual de farinha integral utilizado. Outros estudos realizaram análises químicas em seus produtos e constataram divergências com os valores declarados nos rótulos, estando em desacordo com exigências da legislação brasileira. É necessária a realização de novas pesquisas sobre rotulagem de alimentos, bem como fiscalizações mais frequentes para adequação a essas inconformidades, beneficiando os consumidores através da disponibilização de informações corretas.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2019 Arquivos Brasileiros de Alimentação

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

Arquivos Brasileiros de Alimentação, Recife, PE,Brasil. e-ISSN 2446-9262

Licença Creative Commons