Valorização de uma preparação tradicional de bolinho de arroz da cidade de Pojuca-BA

Marília de Brito Improta, Tereza Cristina de Oliveira Oliveira

Resumo


Os bolos são iguarias que fazem parte dos hábitos alimentares dos brasileiros. Podendo assim serem encontrados facilmente em padarias, quitandas, mercadinhos e em feiras livres. Alguns são considerados comidas típicas de uma região, como é o caso do Bolo Souza Leão em Pernambuco. Outros não são tão famosos mas, fazem parte da cultura alimentar de um grupo. Um exemplo é o bolinho de arroz que era comercializado na feira livre do município de Pojuca-BA. Desta forma, o presente trabalho teve como objetivo resgatar a receita local de bolinho de arroz e a história que está por trás dela. Para isso, foi realizada uma entrevista com uma ex-vendedora que comercializava o bolinho de arroz na feira de Pojuca. Ao final da pesquisa comprovou-se a importância sociocultural da feira para a comunidade e a sua influência para a criação e manutenção dos hábitos alimentares locais. Ao mesmo tempo em que ratifica-se a importância de se resgatar a receita do bolinho de arroz, como forma de manter os hábitos alimentares de um pequeno grupo.

Palavras-chave


Hábitos alimentares; Receita de família; Memória gustativa.

Texto completo:

PDF

Referências


AMARO, A. Concepções de Professores de Língua Portuguesa sobre o(s) uso(s) do Manual Escolar. Um Estudo no 3.º Ciclo do Ensino Básico. Universidade do Minho: Instituto de Educação e Psicologia. 2009.

AMON; MENASCHE, Comida como narrativa da memória social. Sociedade e Cultura, v.11, n.1, 2008.

ARAÚJO; LOPES; NOGUEIRA; PINTO. Estudo de Caso. Universidade do Minho. Instituto de Educação e Psicologia. 2008.

AZEVEDO, P. G. A gastronomia como marca identitária da Cultura Sanfranciscana. Revista de Desenvolvimento Econômico. Ano XII. Ed. Esp. Salvador, 2010.

BECKER, F. S. Caracterização de farinhas cruas e extrusadas obtidas a partir de grãos quebrados de diferentes genótipos de arroz. Universidade Federal De Goiás: Escola de Agronomia e Engenharia de Alimentos. 2010.

BELEI, R.; GIMENIZ-PASCHOAL, S.; NASCIMENTO, E.; MATSUMOTO, P. O uso de entrevista, observação e videogravação em pesquisa qualitativa. Cadernos de Educação FaE/PPGE/UFPel | Pelotas [30]: 187 - 199, janeiro/junho 2008.

BOECHAT; SANTOS. Feira livre: dinâmicas espaciais e relações identitárias. Universidade do Estado da Bahia – Campus V.

BONI; QUARESMA. Aprendendo a entrevistar: como fazer entrevistas em Ciências Sociais. Revista Eletrônica dos Pós-Graduandos em Sociologia Política da UFSC. Vol. 2 nº 1 (3), 2005.

BRAGA, V. Cultura alimentar: contribuições da antropologia da alimentação. Saúde em Revista. Piracicaba, 2004.

BRASIL. Ministério da Saúde. Alimentos regionais brasileiros. Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – 2. ed. – Brasília: Ministério da Saúde, 2015.

CANESQUI. Antropologia e Nutrição: um diálogo possível. Rio de Janeiro: Editora FIOCRUZ, 2005.

CAPPI. Baixa gastronomia: uma ciência em alta. 2012. Disponível em < http://www.aems.edu.br/conexao/edicaoanterior/Sumario/2012/downloads/2012/saude/BAIXA%20GASTRONOMIA%20UMA%20CI%C3%8ANCIA%20EM%20ALTA.pdf > Acessado em 28 outubro 2017.

CESAR. Método do Estudo de Caso (Case Studies) ou Método do Caso (Teaching Cases)? Uma análise dos dois métodos no Ensino e Pesquisa em Administração. Universidade Presbiteriana Mackenzie. Disponível em < http://www.mackenzie.br/fileadmin/Graduacao/CCSA/remac/jul_dez_05/06.pdf > Acessado em 28 outubro 2017.

COSTA. G. M. Do Oiapoque ao Chuí: características do consumo de arroz e feijão. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2012.

DEMERTECO. Sabor e saber: livros de cozinha, arte culinária e hábitos alimentares. Universidade Federal do Paraná. 2003.

DENARDIN, C.C.; SILVA, L.P.; HECKTHEUER, L.H.R. Propriedades sensoriais e aceitabilidade de bolos elaborados com substituição parcial de farinha de trigo por farinha de arroz. In: IV Congresso Brasileiro de Arroz Irrigado: XXVI Reunião da Cultura do Arroz Irrigado, 2005.

DUARTE, R. Entrevistas em pesquisas qualitativas. Educar, Curitiba, n. 24, p. 213-225, Editora UFPR, 2004.

GIUSTINA, Adelina Padilha de Souza Della; SELAU, Mauricio da Silva. A culinária como patrimônio cultural imaterial. Cadernos do CEOM. Espaço de memória: abordagens e práticas. v. 23, n. 31, p. 45-67, 2009.

GODOY. A. S. Pesquisa qualitativa: tipos fundamentais. Revista de Administração de Empresas. São Paulo, v. 35, n.3, 1995.

HEISLER, G.E.R.; ANTÔNIO, G.A.; MOURA, R.S.; MENDONÇA, C.R.B.; GRANADA, G.G. Viabilidade da substituição da farinha de trigo pela farinha de arroz na merenda escolar. Revista Alim. Nutr., Araraquara, v.19, n.3, p. 299-306, jul./set. 2008.

LESNAU, Marcilene Carmen da Silva. Influência portuguesa na doçaria brasileira. Universidade de Brasília, Brasília, 2004.

LIMA, T.; CÂMARA, T. Importância cultural da feira livre para a população do município de Parnamirim/RN. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – IFRN. 2010.

MACIEL, M. E. Identidade Cultural e Alimentação. In: Antropologia e Nutrição: um diálogo possível. Rio de Janeiro: Editora FIOCRUZ, 2005.

MANZINI. E. Considerações sobre a transcrição de entrevistas. Disponível em < http://www.oneesp.ufscar.br/texto_orientacao_transcricao_entrevista > Acessado em 28 setembro 2017.

MARIANO, A. Bolinho de arroz de Dona Mãezinha. 2007. Disponível em < http://www.overmundo.com.br/guia/bolinho-de-arroz-de-dona-maezinha > Acessado em 18 setembro 2017.

MARINHO; ALBERTON. Comida local e memória gustativa: percepções na Tirolerfest de Treze Tílias/SC. In: X Seminário da Associação Nacional Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo. Universidade de Caxias do Sul. Santa Catarina, 2013.

MATIAS; MASCARENHAS. Culinária Tropeira e suas potencialidades no turismo dos Campos Gerais do Paraná: uma análise nos municípios de Castro, Lapa e Tibagi. Revista Cultura e Turismo, 2008.

MINISTÉRIO DA SAÚDE. 5º Congresso Pan-Americano de Incentivo ao Consumo de Frutas e Hortaliças para Promoção da Saúde. Brasília, 2009. Disponível em Acessado em 20 outubro 2017.

MULLER, S. G.; FIALHO, F. A. P. A preservação dos saberes, sabores e fazeres da gastronomia tradicional no Brasil. Revista Travessias. Cascavel, v.5, n.1, p. 176-189, 2011.

NERY. Gastronomia - Patrimônio à mesa. Brasília, 2006. Disponível em < http://www.ipea.gov.br/desafios/index.php?option=com_content&view=article&id=1110:reportagens-materias&Itemid=39 > 28 outubro 2017.

NUNES; ZEGARRA. Sobremesas: de Portugal a Pernambuco. Revista Contextos da Alimentação. Vol. 3, no 1, 2014.

OLIVEIRA. A transmissão do conhecimento culinário no Brasil urbano do século XX. Universidade de São Paulo, 2010.

PERTILE. Comida de rua: relações históricas e conceituais. Revista Rosa dos Ventos, 2013.

PIEPER; FREMMING. A valorização da gastronomia com atrativo turístico sustentando e desenvolvendo a FENADI-IJUÍ. In: Aportes do V Simpósio Iberoamericano em Comérico Internacional, Desenvolvimento e Integração Regional. Santa Rosa: FEMA, 2013.

RAIMANN, S. I. Propriedades reológicas de farinhas mistas de arroz e trigo para elaboração de massa de pizza. Universidade Federal de Pelotas. Pelotas, 2006.

REINHARDT. Dize-me o que comes e te direi quem és: alemães, comida e identidade. Universidade Federal do Paraná. Curitiba, 2007.

REIS; VIEIRA. Tudo Junto: pessoas, relações e peculiaridades na feira livre de Viçosa. Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, MG. XVIII Prêmio Expocom, 2011.

ROSSI, P. Normas para transcrição de entrevistas gravadas. Disponível em < http://www.psrossi.com/Normas_entrev.pdf> Acessado em 30 setembro 2017.

SANTOS, C. R. A. dos. A alimentação e seu lugar na história: os tempos da memória gustativa. História: Questões & Debates, Curitiba, v.42, n.1, p. 11-31, 2005.

SHINOHARA; MARTINS; OLIVEIRA; PADILHA; PINTO. O Bolo Souza Leão: Pernambuco dos sabores culturais. Revista Contextos da Alimentação: comportamento, cultura e sociedade. Artigo, Volume 2, Nº 1, 2013.

SILVA, M. O rolo do bolo de rolo. In: VII Seminário da Associação Nacional Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo. Universidade Anhembi Morumbi. São Paulo, 2010.

SIMSON, Olga Rodrigues de Moraes. Memória, cultura e poder na sociedade do esquecimento. Augusto Guzzo Revista Acadêmica, São Paulo, n. 6, p. 14-18, maio 2003.

SOBREIRA, D. N. O ar da vida: memória social e histórias de velhos. Oficina do Historiador, Porto Alegre, EDIPUCRS, v. 6, n. 1, jan./jun. 2013, pp. 145-148.

STORCK; C. R.; PEREIRA, J. M.; PEREIRA, G.W.; RODRIGUES, A. O.; GULARTE, M. A.; DIAS, A. R. G. Características tecnológicas de pães elaborados com farinha de arroz e transglutaminase. Braz. J. Food Technol., II SSA, janeiro 2009.

YIN, Robert. Estudo de caso: planejamento e método. 2ª edição. Porto Alegre: Bookman, 2001.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2019 Arquivos Brasileiros de Alimentação

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

Arquivos Brasileiros de Alimentação, Recife, PE,Brasil. e-ISSN 2446-9262

Licença Creative Commons