Efeito de atributos externos na aceitação de bebida de castanha de caju

Marina Cabral Rebouças, Maria do Carmo Passos Rodrigues, Larissa da Silva Laurentino, Eduardo Costa Aguiar, Maria Flávia Azevedo da Penha

Resumo


Este trabalho teve como objetivo avaliar a influência da expectativa do consumidor com relação às informações sobre as características nutricionais, funcionais e de formulação na aceitação e atitude de compra de uma bebida prebiótica à base de amêndoa da castanha de caju e suco de maracujá. Para a formulação da bebida utilizou-se 41,5% de extrato hidrossolúvel da amêndoa da castanha de caju, 41,5% de suco de maracujá, 14% de oligofrutose e 3% de açúcar. A aceitação das características sensoriais de cor, aroma, sabor, corpo e impressão global foi avaliada por meio do teste de escala hedônica. A expectativa dos consumidores com relação as informações fornecidas foi avaliada por meio de três fases de avaliação, às cegas, de expectativa e real, utilizando-se os testes de escala hedônica e atitude de compra para avaliar a aceitação. A bebida prebiótica alcançou aceitação satisfatória e as informações dadas sobre as características nutricionais, funcionais e de formulação exerceram uma expectativa positiva nos consumidores. Os participantes assimilaram a expectativa positiva gerada aumentando a aceitação e intenção de compra final da bebida. Estes resultados reforçam que estas informações podem ser utilizadas no rótulo deste produto como forma de influenciar positivamente a atitude de compra dos consumidores.


Palavras-chave


Alimentos funcionais; Expectativa do consumidor; Prebióticos; Suco de maracujá

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