Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Arquivos Brasileiros de Alimentação?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

Os Arquivos Brasileiros de Alimentação publica artigos em português ou espanhol. Com periodicidade semestral, está aberta a contribuições da comunidade científica nacional e internacional. A revista pretende divulgar manuscritos inéditos sob a forma de artigos originais, artigos de revisão, ensaios, resenhas críticas, traduções de textos, entrevistas, pesquisas envolvendo seres vivos, registros de ensaios clínicos,entre outros. Além disso, a publicação está enquadrada na grande área de Nutrição, além dos seus diálogos com outras afins[1].

Como parte do processo de seleção e avaliação, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir:

  1. Estar em concordância com a orientação temática do periódico.
  2. Apresentar qualidade de conteúdo, isto é, nível científico, atualidade, ineditismo e originalidade.
  3. A natureza do órgão publicador, a titulação mais recente dos autores e os e-mails para contato de todos os autores do trabalho.
  4. A observância da apresentação gráfica e a normatização do texto devem seguir os padrões de estilo e requisitos bibliográficos que serão posteriormente descritos em Diretrizes para Autores, na seçãoSobre a Revista. O estilo e as referências devem seguir as normas da ABNT.
  5. A submissão do artigo será de conhecimento e autorizada por todos os autores.
  6. A contribuição não deve estar sendo avaliada para publicação por outra revista.

 

Categorias de manuscritos

 

Editorial: texto que expressa posicionamento dos editores da revista.

Artigo original: contribuições destinadas à divulgação de resultados de pesquisas inéditas, tendo em vista a relevância do tema, o alcance e o conhecimento gerado para a área de pesquisa. O limite mínimo é de 5 mil palavras, e o máximo é de 10 mil palavras e 5 figuras[2].

Artigos de revisão: síntese de conhecimentos disponíveis sobre determinado tema, com análise e interpretação de bibliografia relacionada, com análise crítica, metodológica e comparativa dos trabalhos na área, permitindo indicar perspectivas de continuidade de estudos naquela linha de pesquisa. O limite mínimo é de 6 mil palavras, e o máximo é de 10 mil palavras e 5 figuras.

Ensaios: trabalhos que trazem reflexão e discussão de assuntos a partir de um olhar mais pessoal e um tom mais filosófico. O limite máximo é de 5 mil palavras.

Resenhas críticas: resenhas críticas de livros de interesse para a área de Nutrição e as afins supracitadas. O limite máximo é de 1.300 palavras. Para edições estrangeiras, os livros devem ter sido publicados nos últimos 4 anos. Já as brasileiras, nos últimos 2 anos. Devem apresentar a referência completa das obras analisadas, especificando:

SOBRENOME, Nome (AUTOR(es)). Título: subtítulo (se houver). Edição (se houver). Local (cidade): Editora, ano de publicação, número de páginas.

O autor deve encaminhar o texto original da resenha e as referências, além da imagem eletrônica, com qualidade, da capa do livro resenhado.

Traduções de textos: as traduções de textos devem ser feitas com a devida autorização do autor e/ou editor. O limite é de até 1.500 palavras.

Entrevistas: diálogos com personalidades de destaque no campo científico das diversas áreas do conhecimento, preservando-se o caráter da revista.

Pesquisas envolvendo seres vivos: resultados de pesquisas relacionadas a seres humanos e animais, os quais devem ser acompanhados de cópia de aprovação do parecer de um Comitê de Ética em pesquisa.

Registros de ensaios clínicos: artigos com resultados de pesquisas clínicas, os quais devem apresentar um número de identificação em um dos Registros de Ensaios Clínicos validados pelos critérios da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do International Committee of Medical Journal Editors (ICMJE), cujos endereços estão disponíveis no site do ICMJE. O número de identificação deverá ser registrado ao final do resumo.

 

Procedimentos editoriais

Autoria

a)  Todos os manuscritos devem vir acompanhados de uma declaração assinada afirmando que o artigo é original e não foi publicado ou submetido a outro periódico ou livro, conforme modelo disponível.

b)  O conteúdo dos artigos é de inteira responsabilidade dos autores.

c)   Os autores que encaminharem um manuscrito devem ter conhecimento de que, caso seja aceito para publicação, o copyright do texto é transferido para a ABA.

d)  Para garantir o anonimato no processo de avaliação, o(s) autor(es) deve (m) anexar o arquivo com o manuscrito sem qualquer identificação no texto. Um arquivo complementar com o artigo completo deverá ser anexado com a identificação do(s) autor(es) devendo-se incluir: nome completo, vínculo institucional, vínculo com programas de pós-graduação e grupos de pesquisa, endereço postal e eletrônico. Nesse arquivo, pode-se incluir também notas de agradecimento a pessoas ou instituições financiadoras e/ou outras desejadas pelo(s) autor(es).

 

Forma, preparação e envio de manuscritos

e) Os trabalhos devem ser encaminhados por via eletrônica, através do próprio site da Arquivos Brasileiros de Alimentação, e devem ser editados em idioma português ou espanhol.

f)  O(s) autor (es) deve(m) submeter o manuscrito sem identificação, e como documento suplementar o manuscrito completo com identificação e formatação de acordo com o padrão ABA. Acessar o template.


[1] Tais como: Gastronomia, Literatura, Hotelaria, Engenharia de Alimentos, entre outras.

[2] São consideradas figuras: fotos, ilustrações, quadros, esquemas e (info)gráficos. Destacamos que tabela não é, conforme as normas da ABNT, considerada uma figura.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  2. O arquivo da submissão está em Word.

    Foi anexado como documento suplementar a Declaração de Responsabilidade e Direitos Autorais, e o manuscrito completo com a identifcação no formato e padrão da ABA.

    URLs para as referências foram informadas quando possível.

  3. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos no Template da ABA.

    Confirmamos que o manuscrito submetido está no formato e na normalização ABNT conforme as diretrizes para autores.

  4. Entendo que estou submetendo o artigo para publicação na revista Arquivos Brasileiros de Alimentação e, se fizer a submissão a outro veículo (periódico, livro etc.) depois de iniciada a avaliação por pares, ou se resolver publicar meu artigo em outro meio de comunicação após receber a carta de “aceito” ou “aceito com modificações”, o título do artigo, meu nome (e dos coautores, se houver) e minha filiação institucional serão publicados na seção RETRATAÇÃO.
  5. Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.

  6. Entendo que se for identificado plágio ou autoplágio durante o processo de avaliação, o artigo não será publicado, o nome do artigo, nome (s) e filiação do (s) autor (es) constará na seção RETRATAÇÃO.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.