Sobre a Revista

Foco e Escopo

Os Arquivos Brasileiros de Alimentação, periódico especializado, que publica artigos, em Português ou Espanhol. Com periodicidade quadrimestral, está aberta a contribuições da comunidade científica nacional e internacional. A revista pretende divulgar manuscritos originais e inéditos sob a forma de artigos científicos e revisões. O periódico incentiva os pesquisadores a organização de dossiês. 

As discussões devem estar no contexto da Alimentação, Nutrição e Gastronomia e áreas afins, no que relacionar à Educação - Saúde - Cultura - Sociedade. Discutir assuntos relacionados as mais variadas temáticas: Alimentação e saúde, sociedade e as vertentes educacionais no âmbito da alimentação, saúde e formação do cidadão, tecnologias e educação, conceitos culturais, políticas públicas em saúde e alimentação, culturas e educação no contexto da alimentação, antropologia da alimentação, regionalidade e cultura, administração hospitalar e nutrição, enfermagem e alimentos, cultura afro e alimentos, religiões e alimentos.

 

Processo de Avaliação pelos Pares

Os manuscritos que atenderem à normalização, conforme as “Diretrizes para Autores” serão encaminhados para avaliação prévia e, se aprovados, enviados aos avaliadores ad hoc selecionados pelos editores.

Cada manuscrito é encaminhado para dois avaliadores ad hoc de reconhecida competência na temática abordada. Havendo divergência, um terceiro parecer é solicitado.

 

Periodicidade

A partir de 2021 é Publicação Contínua.

A publicação contínua refere-se a um único número da edição, de forma anual, nos meses de janeiro a dezembro. A publicação ocorrerá em blocos de artigos aprovados por pareceristas e logo após que revisados, normalizados e realizadas as traduções para a versão em inglês.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

A Arquivos Brasileiros de Alimentação não cobra taxas de submissão e nem de processamento. 

Boas práticas na publicação científica / Código de Ética - Good practice in scientific publication/Code of Ethics - COPE Core practices

Os editores e membros dos conselhos editorial e consultivo desta Revista endossam o Código de Boas Práticas Científicas publicado pela FAPESP, em 2014.

-------------------------------------------------

Recomenda-se que todos os autores e avaliadores leiam o documento, disponível no link abaixo.

The editors and members of both editorial and advisory boards of this Journal endorse the Code of Good Scientific Practice published by FAPESP in 2014.

It is recommended that all authors and reviewers read the document, available at the following link.

Link: <http://www.fapesp.br/boaspraticas/FAPESP-Codigo_de_Boas_Praticas_Cientificas_2014.pdf>.

 

-------------------------------------------------------------

CORE - Promoting integrity in research and its publication. Link: <https://publicationethics.org/core-practices>.

 

Code of Conduct:  <https://publicationethics.org/resources/code-conduct>.

 

Our core practices:

<https://publicationethics.org/files/editable-bean/COPE_Core_Practices_0.pdf>.

Core practices are the policies and practices journals and publishers need to reach the highest standards
in publication ethics. We include cases with advice, guidance for day-to-day practice, education modules
and events on topical issues, to support journals and publishers fulfil their policies. (COPE, 2018, web)

 

Diretrizes White Paper CSE 2012 / White Paper on Publication Ethics

Português (tradução ABEC)

<https://www.abecbrasil.org.br/arquivos/whitepaper_CSE.pdf>

English

<https://www.councilscienceeditors.org/resource-library/editorial-policies/white-paper-on-publication-ethics/>

Histórico do periódico

Os Arquivos Brasileiros de Alimentação tem como propósito articular os campos do ensino, da pesquisa e da extensão como elo indissociável, atuando como instrumento colaborador à formação científica e técnica aprofundada e especializada, onde divulgará o conhecimento produzido nos diversos centros de estudos e pesquisas nas áreas de Nutrição e Gastronomia com foco nos eixos temáticos da educação, saúde, cultura e sociedade do Brasil e da América Latina.